Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Vozes da Sociedade # [1]

Hoje os Professores voltam à greve. A segunda greve neste Ano Lectivo 2008/2009. Para os Alunos é uma festa, não há escola! Para os Pais uma dor de cabeça, onde os deixar, principalmente quando são pequenos. Para os Professores a luta contra a Ministra continua.

Mas, para a maior parte da população, que não está a par de todas as medidas de mudança que a Ministra pretende implementar, que não está a par de todo o trabalho que os Professores têm a seu cargo nas Escolas, não é fácil compreender o que se anda a passar na Educação.

Quem não entra nas Escolas não tem a noção do que é, nos dias de hoje, o ambiente que dentro delas se vive. O cumprimento de regras, a disciplina, a atitude a ter dentro da sala de aula, são parâmetros presentes nas fichas de avaliação com resultados pouco satisfatórios.

Os hábitos de estudo são ténues, quase nulos. As pesquisas, quando solicitadas pelos Professores, resumem-se à Internet e os resultados vêm sob a forma de "Copy-Paste". Falta de leitura, dificuldade em redigir, dificuldade na interpretação do que é pedido. Estas são algumas das queixas que tenho ouvido aos Professores, acompanhadas do comentário de que, em cada ano lectivo que se inicia, os alunos que ingressam no 5º ano são mais infantis do que no ano anterior.

Quem é responsável por estes resultados? Pais ou Professores? Pais demasiado ocupados e preocupados com as suas vidas profissionais e com a manutenção do emprego, Professores descontentes, sobrecarregados de trabalho e com pouca vontade de ir mais além do que os programas estabelecem. Os Alunos no meio do corre-corre da vida dos adultos...o que fazer para melhorar?

Alice Vieira, escritora, conhecedora dos meios escolares, fala assim sobre Educação, Escola, Professores, Alunos e Pais. Vale a pena ler.

3 comentários:

Boo disse...

Eu por acaso tambem nao fazia ideia do que se passava com este problema dos professores, ate que falei com uma prima minha que e professora e de facto fiquei de boca aberta. E embora perceba que a situacao nao seja boa para os alunos/pais dos alunos, a verdade e que eles teem que se defender, o modo de avaliacao que estao a propor e incrivelmente injusto e pouco practico e real.
Acho que esta na altura de os portugueses defenderem os seus interesses e se isso significa greve, acho bem, para isso e que esta foi criada, e nao faz deles profissionais preguicosos, faz deles pessoas que querem chegar ao movimento positivo, e um resultado duradouro e proveitoso para todos.

Filoxera disse...

Adoro esta senhora. A minha primeira leitura de eleição forma os seus livros infantis.
E tem muita razão no que expressa.
Beijos.

Moura Aveirense disse...

Assino por baixo em tudo o que a Alice Vieira escreveu neste texto.

Blog Widget by LinkWithin