Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Atitude Cívica, precisa-se!

Quando deixei de trabalhar, os meus Filhos (3 na altura) passaram para o Ensino Oficial e eu passei a participar activamente nas Associações de Pais.
Não sei como é que este tipo de organização funciona noutros países, mas pelas nossas "bandas" não funciona muito bem, o que é uma pena! Numa das Escolas, a do M.M.1, a Associação de Pais existe desde 1996. De há dois anos para cá, o número de sócios e de Pais interessados tem vindo a diminuir drasticamente, o que faz com que neste momento exista uma Associação de Pais com um só sócio...
Os Pais, por falta de tempo ou por mero desinteresse, não têm o hábito de participar activamente na vida escolar. No entanto, quando surge algum sinal de alteração à rotina, aparece sempre quem pergunte "Então, e a Associação de Pais não tem nada a dizer?". Aconteceu no passado Ano Lectivo e já voltou a acontecer este ano por alturas da entrada em vigor do novo Estatuto do Aluno.
Estas situações preocupam-me e entristecem-me. A Escola é o espaço onde os nossos Filhos passam a maior parte dos seus dias. Os Professores são as Pessoas que mais tempo estão em contacto com eles. Só estes dois factores deveriam ser suficientes para que os Pais pensassem em contactar mais a Escola.
Todos nós sabemos que a vida de qualquer trabalhador não é facilitada para a Assistência à Família, mas se houver cada vez menos pessoas a exigirem este direito de participação na vida dos seus filhos, o direito acabará por se extinguir naturalmente, por falta de uso.
O caminho que a Educação está a tomar pressupõe a participação activa dos Pais nas Escolas, mas participar não quer dizer reclamar por tudo, exigir o que não é exigível! Participar pressupõe colaborar, sugerir, trabalhar em conjunto para resultados que todos gostaríamos de atingir.
Que tal pensar um bocadinho sobre isto? Que tal tentar tirar 1 hora semanalmente para colaborar nas Escolas?

1 comentário:

bloguer disse...

Tens toda a razão. Acredito que talvez se consiga dar a volta a essa questão, mas é necessário mudar a mentalidade "cristalizada" das pessoas. Esse é que é um verdadeiro desafio. Boa nota para ti, por trazeres assuntos importantes e interessantes para a blogoesfera.Gaby

Blog Widget by LinkWithin