Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

ATL da Galiza - "Às vezes a Vida começa quando alguém nos empurra para dentro dela"


Não sei se já ouviram falar do Bairro do Fim do Mundo. É um Bairro localizado na parte de cima de S. João do Estoril, na Galiza, perto da saída para a auto-estrada.
Este Bairro, que apareceu nos anos 70, foi crescendo com a chegada de imigrantes da Guiné-Bissau, Cabo Verde e Angola e com famílias de etnia cigana. As barracas foram nascendo como cogumelos e as Famílias foram crescendo em condições muito más…sem água, com electricidade puxada de postes instalados na rua, com a terra como chão de casa.
Há 25 anos, nasceu na Galiza, o ATL da Galiza – http://atldagaliza.blogspot.com/ -, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Cascais. O ATL da Galiza nasceu com o objectivo de apoiar as Famílias do Bairro do Fim do Mundo.
A alma desta casa dá pelo nome de Maria Gaivão, uma pessoa com uma força e uma vontade que parecem não acabar nunca.
No ATL da Galiza:
· os funcionários, na sua maioria, estão lá desde a 1ª hora. Outros, são oriundos do Bairro do Fim do Mundo e já foram utentes daquele espaço, como é o caso do Zé Luís (cigano enorme, de tamanho e de coração), do Tomás (cigano com muita “pinta” e com uma mulher muito querida, de seu nome Marta)
· organiza-se o Banco Alimentar (que se vai buscar a Lisboa à 4ª feira de manhã e é distribuído a partir das 14:30, 15:00);
· existe um atelier de costura onde se podem mandar fazer arranjos;
· existe um grupo de Sras. que tricotam e organizam enxovais para bebés que nascem e cujas Famílias não têm posses;
· organizam-se Cursos para formação de Empregadas Domésticas;
· ministram-se (mediante um pagamento mensal quase simbólico) cursos de Informática para Adultos;
· existem salas de Estudo frequentadas por crianças e jovens alunos das Escolas do Agrupamento de Escolas de São João do Estoril, onde é dado apoio ao estudo e trabalhos de casa;
· funciona regularmente o serviço de legalização de emigrantes que ajuda a preencher papéis e a tratar da documentação necessária à legalização dos emigrantes em Portugal;
· funciona, há UM ANO e com muito orgulho, a Escolinha de Rugby da Galiza -
http://escolinhaderugbydagaliza.blogspot.com . Este projecto teve por objectivo primeiro a inserção dos jovens do Bairro do Fim do Mundo na actividade desportiva regular, visando a sua ocupação em horários “mortos”, retirando-os da rua. Esta Escolinha de Rugby é aberta a todas as crianças/jovens que nela se queiram inscrever e funciona com base no voluntariado. Todos os monitores são jovens universitários voluntários que dão horas do seu tempo a esta iniciativa.

O ATL da Galiza é uma instituição que me é muito querida. Durante algum tempo pude, tive a sorte de ser Voluntária lá. Este meu texto pretende ser uma divulgação do trabalho que lá é feito e uma homenagem no 25º aniversário, porque, acreditem, a Vida de muitos meninos/meninas/adultos do Bairro do Fim do Mundo começou quando o ATL da Galiza os empurrou para uma vida melhor!

3 comentários:

bloguer disse...

Parabéns Vera por trazeres um tema tão interessante e importante.

Parabéns a todas as pessoas, em especial à Maria Gaivão, que têm a capacidade de transformar o nada em quase tudo.

Gaby

Anónimo disse...

minha querida AMIGA, o mundo seria muito melhor se existissem mais atl's da galiza e mais pessoas como tu!

José Barboza disse...

eu estou muito contente por o que a Maria Gaivão tem feito parabêns Mari beijinhos

Blog Widget by LinkWithin