Na passada sexta feira, no bairro da Quinta da Fonte, na Apelação, Loures, dois grupos de etnias diferentes (negra e cigana) envolveram-se em confrontos com utilização de armas de fogo.
Digo, com conhecimento de causa, que negros e ciganos não morrem de amores uns pelos outros. Quando foi feito o último realojamento dos habitantes do Bairro do Fim do Mundo no recém criado Bairro da Adroana era frequente ouvir-se no Gabinete de Realojamento pessoas de raça negra pedirem para não ficarem vizinhos de ciganos.
Infelizmente, por razões que desconheço e que também não quero esmiuçar neste espaço, os realojamentos são feitos assim. Da forma que, provavelmente, é a possível. Os resultados nem sempre são pacíficos como se viu neste caso.
Hoje, as nove famílias ciganas que ficaram sem casa souberam que a solução que para elas foi encontrada foi o realojamento temporário em tendas do exército. Concentraram-se em frente à Câmara Municipal de Loures e por lá vão passar esta noite, adultos e crianças, como forma de protesto.
Eu, só pergunto:
Porquê realojamento em tendas do exército? A Segurança Social não pode assegurar a estadia destas nove famílias em casas, com chão, tecto, cozinha e WC?
Ou porque se trata de ciganos, a tenda não lhes parecerá estranha?
Hum...não percebi...talvez seja melhor não querer perceber!
Sem comentários:
Enviar um comentário