Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Coisas da Educação

Na Escola 2.3 onde andam os M.M.s mais velhos, andam a decorrer obras desde Janeiro deste Ano, obras estas que deveriam estar concluídas no presente mês de Outubro.

A Escola tem 28 anos, foi pensada e construída para uma população de 5º e 6º anos e está, desde há uns anos, a servir a população estudantil do 5º ao 9º ano.

O Pavilhão que foi abaixo e que está a ser feito de novo, albergava o ginásio, o refeitório e a cozinha e balneários.

No passado Ano Lectivo, o Conselho Executivo contactou Associações Desportivas da zona e conseguiu instalações para que a prática da Educação Física não fosse completamente excluída do Curriculum. Os Alunos tinham que sair da Escola e deslocar-se até às instalações cedidas, no mesmo bairro, ao final da rua. Os Pais reclamaram, que era um perigo, que as crianças não podiam andar sózinhas na rua (os Alunos saíam da Escola acompanhados por um funcionário), etc, etc.

Face a estas reclamações, e visto a obra estar atrasada, o Conselho Excutivo decidiu que este Ano Lectivo não iria ter Educação Física a não ser parte teórica, dentro de uma sala de aula normal. Foi comunicada ao Ministério da Educação esta decisão e veio resposta dizendo que o programa tinha que ser cumprido e adequado às condições/instalações existentes. Neste momento, a Escola tem um espaço de 1000m2 livres para 300 e tal Alunos.

O grupo de Educação Física reuniu e solicitou ao Ministério que fosse garantido transporte para os Alunos. Tal pedido foi recusado. Foi feito o mesmo pedido à Câmara Municipal de Cascais (estamos a falar do transporte diário de Alunos, numa média de 4 turmas por manhã e 4 turmas por tarde). Foi recusado. A Escola tem feito prospecção de preços para tentar solucionar este problema. O preço mais barato que tem é de €140 por dia.

Os Alunos continuam sem poder praticar Educação Física. Os Professores de Educação Física estão impossibilitados de leccionar a sua disciplina convenientemente.

A Educação Física é indispensável no crescimento saudável de Crianças e Jovens, para além de ser uma disciplina que permite o extravasar de energias que têm que ser contidas durante os tempos lectivos de disciplinas puramente teóricas.

Se alguém, dos que me leêm, puder ajudar, a Escola agradece e os Alunos aplaudem de pé!

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin