Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sábado, 25 de outubro de 2008

Tradição e Modernidade


Chega o Outono e com ele chegam os dias de castanhas e de marmelada.

Quando eu era miúda, os marmelos vinham directamente da "província" onde tínhamos Família e fazer marmelada tinha um ritual muito próprio que passava por horas de barriga encostada ao fogão, de colher de pau na mão a mexer para que nada se pegasse ao fundo da panela!

As minhas Avós, em casas diferentes, faziam marmeladas diferentes, geleia e quartos de marmelo. Hum...divinal...

A marmelada da minha Avó Materna era mais escura, a da minha Avó Paterna era clarinha e ficava com uma capa de açúcar em cima. Hum...

Agora, os marmelos compram-se. A minha Mãe comprou-os hoje numa loja aqui da "Linha" a €0.98 e rapidamente fez uma data de marmelada na Bimby! Está tão boa...entrámos lá na cozinha e num ápice demos cabo de uma taça inteira da dita...e trouxemos mais duas para casa!

A tradição já não é o que era, mas a marmelada continua a saber tão bem!!!

3 comentários:

Ka disse...

Oh Vera desde que saiba bem :)


beijosss

Gi disse...

A minha Mãe também tem uma bimby (que eu hei-de herdar).
Se ela já era boa cozinheira, agora com a Bimby inventa, inventa e mais inventa.

Anónimo disse...

Com a Graça de Deus a mermelada ainda é à moda antiga.
Passámos agora o Verão dos marmelos, altura da colheita do fruto e de se cortarem umas verdascas (direitinhas) que haverão de dar para todo o ano como "ajudante" no ensino dos cavalos.
Por cá a tradição ainda vai sendo o que era...

Blog Widget by LinkWithin