Vivem-se dias complicados.
Dentro da Escola, Professores descontentes, Alunos desmotivados.
Fora da Escola, solicitações a que nem todos são capazes de resistir, Pais cheios de trabalho e de falta de tempo.
Hoje a Escola da C. foi fechada pelos Alunos. Polícia de intervenção à porta. Alguns conseguiram entrar e ter aulas. Outros subiram para cima de caixotes de lixo e Ecopontos, gritaram, decidiram não ir às aulas. Houve Professores a aplaudir.
Partilho das preocupações e das reivindicações dos Professores, dos Alunos, dos Pais. Mas penso:
"quando questionados relativamente aos motivos pelos quais protestam, se manifestam, se recusam a ir às aulas (e temos tido muitos exemplos disto nos últimos noticiários em horário nobre), muitos deles, Alunos, não sabem explicar-se, não sabem o que diz o novo Estatuto do Aluno."
e pergunto:
valerão de alguma coisa estas acções isoladas, embora repetidas por todo o País?
o Estatuto do Aluno está em vigor desde Janeiro...
Não estou a ser reaccionária, apenas a duvidar...
7 comentários:
E já agora desafio-a a comentar o que escrevi lá no Rochedo: que podemos esperar de uma geração que protesta atirando ovos aos governantes, perante o ar complacente dos pais e o apoio dos professores?
Bom fim de semana
É o que eu digo:
Exemplos não faltam, a dar-nos com eles na cara e não há quem ponha mão nisto.
Passe lá também na minha casa. Hoje é 6ª feira e reflecti um pouco mais sobre a educação dos nossos filhos.
Beijinhos
De facto a Lei 3/2008 existe desde Janeiro mas, pelo menos no caso do Liceu do meu filho, o Regulamento Interno (que tem de ser assinado por Aluno e EE) só foi revisto agora, no princípio deste ano lectivo, passando a ter "força de lei".
Sim Gi. Mas há Escolas que já têm o Regulamento Interno adaptado ao Novo Estatuto e onde os Pais e os Alunos continuam a dizer que é preciso reclamar. No caso das que não têm, de que serve reclamar também? A Lei está publicada...o Regulamento Interno tem que se adaptar a ela...não há muito mais a fazer. Este movimento deveria ter sido iniciado, de forma civicamente correcta, no passado ano lectivo quando os professores começaram a alertar para que o diploma iria ser publicado. Nessa altura os Pais continuaram a assobiar alegremente para o lado...
Também houve tentativa de n haver aulas na escola da Beatriz. Mas uma tentativa muito inocente, diga-se de passagem.
Este novo regime sobre as faltas, também só se falou na escola, no início deste ano elctivo, na aula de apresentação.
Patti, este novo regime de faltas começou a ser falado no início do passado ano lectivo. Os Directores de Turma alertaram os Pais de que as alterações não iriam ser benéficas para os Alunos...vozes de burro...não chegaram aos Céus no ano passado...só este ano!
Só se foi na escola dos teus filhos, na minha não se falou sem ser em Setembro e sou uma mãe atenta e bastante presente.
Enviar um comentário