Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Solista

[...]"Foi Napoleão Bonaparte que serviu de inspiração a Beethoven para compor a Terceira Sinfonia, mas reza a lenda que a opinião do compositor sobre ele mudou quando viu que o libertador se tornara um tirano. Intitulou a sinfonia de Eroica, que significa heróica, e quis que ela fosse uma homenagem à coragem e não a um único homem. [...] A Eroica começa com duas pequenas explosões que nos atiram contra o assento da cadeira. Depois de conquistar a nossa atenção, Beethoven inicia uma conversa na secção de cordas, que ora parece desfalecer, ora ribombar. A peça tem um misto de romance e suspense, como que antecipando uma afirmação ousada e marcante. Mas, para mim, a melhor parte do espectáculo é Nathaniel, que está sentado na borda da cadeira, seguindo a pauta que tem na cabeça. De queixo descaído, absorto, emancipado, pega numa batuta imaginária, ri-se e balança o corpo. Houve alguém que descreveu a Terceira Sinfonia como uma composição em que um manto de nuvens escuras se dissolve num dia de sol. Não sei se será por isto que Beethoven é o deus da criação para Nathaniel. O segundo andamento entra na sala em bicos de pés, como se fosse um rumor da morte, e Nathaniel encosta o ombro ao meu e põe a mão em concha junto do meu ouvido. [...]"

O Solista, Steve Lopez, págª 106

Karajan - Beethoven Symphony No. 3 'Eroica' - Part 1

3 comentários:

Si disse...

Vera,
Tenho o prazer de a informar que é a convidada muitíssimo especial de um evento de hoje, lá em casa.
Agradeço a sua indispensável presença, sim?
Beijinhos

Ana C. disse...

Que bela descrição. Sempre gostei de tentar traduzir a música clássica para palavras. Porque a emoção de ouvir certas obras é tão intensa que simplesmente temos que lhes dar corpo.
Dou por mim muitas vezes a pôr Mozart e Bethoveen para que a minha filha oiça. Depois invento-lhe uma história que sirva como pano de fundo e ela nunca se esquece :)

Su. disse...

Ora muito bem! Tu estas inspirada!

beijokas!

Blog Widget by LinkWithin