Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Leituras # [5]


No seu post de ontem, a Fada perguntava o que é cada um de nós está a ler. Não consegui responder, o meu computador decidiu encravar de cada vez que tentei fazê-lo, mas penso que ela não ficará aborrecida por ver a resposta na minha página.

Tomei conhecimento deste livro no blogue do João Tordo. Assim que consegui, comprei-o. Iniciei a sua leitura no passado sábado e estou a cinco páginas de o terminar. É um livro fantástico, escrito na primeira pessoa pela mão de Miguel Real como se fosse ele a voz de Snu Abecassis, onde ao longo de 125 brevíssimas páginas é traçado um retrato da sociedade portuguesa antes e pós 25 de Abril. A Guerra Colonial e a posição da Mulher na sociedade portuguesa são duas das mais fortes tónicas pré 25 de Abril. No pós 25 de Abril, é interessante observar como as preocupações demonstradas pelo homem que chefiava o governo na altura são tão idênticas às dos dias de hoje, 35 anos após a revolução:

"[...]cinco escudos de aumento num produto significa dois milhões de velhos pobres proibidos de o comprarem, uma taxa de pagamento nos hospitais públicos significa a impossibilidade de centenas de milhares de mulheres reformadas de acederem às consultas, o encerramento de uma maternidade sacrifica milhares de mulheres trabalhadoras, o fecho de uma escola o apagamento do único foco cultural de uma aldeia, [...], o Estado tinha o dever de amparar viúvas, órfãos e reformados pobres [...]"

Se puderem, leiam!

2 comentários:

Si disse...

Ando tão arredada de leituras, que até dói, ver quantos bons livros ando a perder!

Mãã disse...

Vou aceitar a sugestão! Obrigado.
Embora não comente, estou aqui todos os dias ;))

Bjs

Blog Widget by LinkWithin