Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Reflexões # [1] ... embaraçadas ...

Capa vinda daqui
Livro essencial para quem queira perceber o que é uma Musa

Pego no calhamaço de capa laranja, entenda-se dicionário. Folheio-o distraidamente. Na verdade, só me apetece olhar e não ver. Propositadamente, tal como o uso dos advérbios em escassas duas linhas de texto. Não procuro nada. Desejo que uma das muitas palavras arrumadinhas neste livro especial me salte à vista. Se enfie pelos meus olhos dentro e me provoque, de tal forma que eu me sinta obrigada a escrevê-la, a lê-la com olhos de ver, a entender o seu significado e a arrumá-lo nas gavetas arrumadinhas do meu cérebro. Chegada a este ponto encravo na escrita. Não consigo desembaraçar os estímulos eléctricos que se traduzem em ideias, pensamentos e palavras...o melhor é deixar-me estar. Quieta. Quanto mais me mexer, mais irei embaraçar estes fios, já de si tão embaraçados, e entorpecer qualquer pensamento que possa querer irromper dos meus neurónios cinzentos. Quer dizer, não sei se os neurónios são cinzentos ou se têm, sequer, cor...isto hoje não está a correr nada bem...


"Este é um dos segredos mais bem guardados da história da inspiração:
Todas as musas, confusas ou não, são analfabetas, não sabem ler nem escrever e é por isso que precisam dos poetas, e os perseguem inconscientemente, constantemente! (Mas elas não sabem disto, claro, caso contrário não seria inconsciente.)
Ah! Outro segredo:
Todos os poetas devem apaixonar-se perdidamente e morrer de amores pelas suas musas, mas o contrário nunca, NUNCA, NUNCA, NUNCA pode acontecer. O amor deve manter-se impossível e consequentemente eterno. (Mas as musas também não sabem disto, e é esta a sua maldição!)"

Odília ou a história das musas confusas do cérebro de
patrícia portela,
caminho o campo da palavra, 2007

1 comentário:

Kat disse...

Se fizeres como a autora recomenda e conseguires ler o livro enquanto comes laranjas ... acho que vais adorar esse livro.
Tenho cá um "feeling"
Kat

Blog Widget by LinkWithin