Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dúvidas Gramaticais

Quando começaram as notícias sobre as eleições no Irão ouvi a palavra guardião enunciada no plural com duas terminações diferentes. Guardiães na Comercial, guardiões na SIC. Fiquei um bocadito baralhada mas não fui à procura da forma correcta, deixei passar.... Agora de manhã na Comercial voltei a ouvir "Conselho de Guardiães". Bolas! Tenho de ir procurar como é que se diz correctamente. E não é que se pode dizer das duas maneiras? Eu gosto mais de guardiães!

1 comentário:

Su disse...

a nossa gramatica não é facil:))))

temos alguns vocábulos que admitem o plural de duas formas distintas. Aqui estão alguns exemplos:

guardião – guardiões, guardiães;
verão – verões, verãos;
anão – anões, anãos;
cirurgião – cirurgiões, cirurgiães;
corrimão – corrimões, corrimãos;
vilão – vilões, vilãos;
zangão – zangões, zangãos
artesão – artesães, artesãos
faisão – faisães, faisões
hortelã – hortelãos, hortelões

existem algumas palavras onde o plural existe em 3 formas distintas....


ops mto mais haveria a dizer

jocas maradas

eu prefiro, guardiões:)

Blog Widget by LinkWithin