Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Memórias

Praia da Azarujinha,
Fotografia vinda da Internet

Nasci, cresci e vivi em Lisboa até aos vinte e dois anos. Na Alameda D. Afonso Henriques, perto da Guerra Junqueiro, da Avenida de Roma, de Alvalade. Em Junho, assim que a Escola e, mais tarde, o Liceu terminava, mudavamo-nos para aqui. Para a terra onde decorre actualmente a minha vida.
Quando eu era estudante as datas de início das aulas não eram como agora. Fixadas em calendários escolares que se querem cumpridos, com professores colocados a tempo e horas. Era usual começarmos as aulas lá para o meio de Outubro. Para nós, eu e os meus Irmãos, era uma festa. Muitos meses de férias de verão, fora de Lisboa, praia de manhã à noite. Nesse tempo, as praias da Linha não tinham bandeiras azuis. Eram poluídas e muita gente fugia delas. A nossa praia de sempre, a Azarujinha, era das mais poluídas...dizia-se. Nunca nenhum de nós adoeceu. A nossa praia era frequentada ano após ano pelas mesmas pessoas, pelas mesmas famílias, constituíamos uma grande Família veraneante.
Hoje em dia, já não é a minha praia, mas continua a ser a minha melhor recordação de infância e juventude. A praia e todas as pessoas com quem convivi lá e com as quais me continuo a cruzar e a dar.
Esta terra faz-me sorrir. Quando o Verão chega e se instala e eu me vejo adolescente, em cada esquina, em cada rua, a andar de bicicleta, a caminhar descalça em direcção à praia!

5 comentários:

Filoxera disse...

A praia para onde eu ia com os colegas nos "furos" do liceu...
Beijos.

Peninha disse...

Realmente tocaste num assunto muito importante...a fama que as praias da linha tinham!!!
Ninguém gostava, quem tomasse banho passados uns dias cai-lhe o nariz, a areia era má, blá, blá... Desde os meus 6 anos que frequentei a praia de Oeiras e depois mais tarde a Torre e Carcavelos. E até hoje não conheço uma pessoa que tenha "sucumbido" a tamanha façanha de ir para as praias "malditas". Criou-se essa má fama mas tal como disseste nunca adoeci e nunca nenhum dos meus amigos teve qualquer problema... e fomos muitos felizes ali, principalmente nas grandes férias de verão que tinhamos!!!
BEIJOS

paulofski disse...

Também tenho andado a juntar pedaços de memórias desses tempos longos e prazeirosos na praia durante as grandes férias escolares, especialmente de Setembro até meados de Outubro. Ai as saudades desses tempos!

Su disse...

bela esse recordar que te deixa feliz


jocas maradas de tempo......sempre

Filoxera disse...

Roubei-te a foto :-)

Blog Widget by LinkWithin