Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Mia Couto, Jesusalém

Convite trazido da Leya

Soube do lançamento do livro através do blogue da Laurinda Alves. Ficou imediatamente marcado na minha agenda mental. Primeiro por se tratar do Mia Couto, inventor de novas palavras, inventor de novos mundos, moçambicano...a minha nacionalidade do coração. Depois por a apresentação ser feita pela Laurinda Alves, uma pessoa que sigo desde os tempos do trânsito na TSF, que sigo agora de perto, diariamente no blogue.

Fui com os rapazes. Nunca tinha estado numa apresentação de um livro...estava nervosa...sentámo-nos, [graças ao olho vivo do Manel que conseguiu descobrir umas cadeiras livres]...

A apresentação foi iniciada pelo Senhor Caminho, Zeferino Coelho, pela apaixonada de Mia, Laurinda Alves. Seguiram-se as leituras de excertos do livro - Jesusalém - nas vozes de Paulo Pires (voz maravilhosa, encorpada, quase parecia não pertencer aquele corpo!) e Natália Luiza. Durante as leituras viajei...para aquele mundo inventado, sonhado. Quase senti o cheiro da terra que não conheço, quase me senti personagem da história que ainda não li. E emocionei-me. Senti as lágrimas a fugirem dos olhos, pela beleza das palavras, pela capacidade de escrever tão bem.

Mia Couto encerrou a sessão. Falou. Em tom calmo e baixo, íntimo, como se estivesse a falar com cada um dos que ali estava, sozinho, numa sala silenciosa...falou de si e do seu mutismo enquanto criança...falou de si e da sua família deixada para trás...falou de si e da família que foi sendo criada pelas palavras da Mãe...falou de si e das suas famílias inventadas. Sempre calmo, sempre sereno, sempre...

Não fiquei para os autógrafos.
Quis que dentro de mim ficasse a marca. Daquelas vozes. Daquela magia. De África...tão longe e sempre tão dentro de mim...

1 comentário:

laurinda alves disse...

Que maravilha! só tenho pena que não tivesse ido ter connosco à mesa para falarmos e ficarmos a conhecer-nos pessoalmente. Mas percebo que às vezes apetece eternizar os momentos marcantes de uma forma mais íntima, por assim dizer. Também me acontece sair discretamente dos lugares para não ter que falar nem desfazer esse efeito mágico... Abraço enorme!

Blog Widget by LinkWithin