Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

domingo, 19 de julho de 2009

Portugueses, Gente bonita ou nem por isso?

A minha Máquina noutras mãos,
Lagoa de Albufeira, Setembro 2007


"Portugal é um país de gente feia. As pessoas são todas tão feias.", disse ela. Numa reunião familiar em que se conversava sobre os filmes que uns e outros tinham visto ultimamente. "Não, não vi o Slumdog Millionaire. Estou farta de ver tristezas, desgraças, doenças e gente feia.", continuava ela do alto da sua experiência profissional (médica), feita de hospital público, serviço de urgência. Achei-a presumida, pensei-a convencida.

Em tudo isto penso agora. Sentada numa mesa de esplanada no Parque de Campismo onde me sinto como se estivesse em casa...observo quem chega, quem está, quem passa. Sim, as nossas pessoas comuns são feias e, porque estão num parque de campismo, são desmazeladas. Estar de férias ou de fim de semana não deveria ser sinónimo de "who cares?". Deveria ser sinónimo de descontracção e leveza, nunca de má aparência - homens de T-Shirts sem mangas, homens em tronco nu exibindo barrigas capazes de considerar anoréctica qualquer grávida em fim de tempo, mulheres que esquecem os espelhos e as balanças e se bamboleiam em panos enrolados à cintura ou em calças/calções de licra que há muito pedem "reforma".

Torno-me presumida ao passar para o papel estas palavras observadas? Talvez sim...

3 comentários:

Patty disse...

Estamos a ficar mais bonitos :)

Belita disse...

Digamos que um bocadinho presumida. Há pessoas para quem o 'who cares' é o seu grito de ipiranga e se para elas está bem, who cares mesmo???
Já probiram o pessoal de fumar em espaços públicos, qualquer dia proibem o pessoal de sair à rua, porque, sei lá, são feios...

paulofski disse...

Sei bem o que é passar férias num parque de campismo e isso não é para todos.

Blog Widget by LinkWithin