Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sábado, 3 de outubro de 2009

Nós, Voluntários


A revista Nós do i é hoje dedicada ao Voluntariado. O voluntariado diz-me muito. Já fui voluntária numa Instituição e sei o quanto é importante o trabalho de quem se disponibiliza para ajudar. Também sei, por experiência própria, que nem todos temos capacidade para ser voluntário em determinadas áreas que nos tocam cá dentro com mais força. Nem sempre estamos em condições psicológicas para manter o nosso voluntariado. Foi por essa razão que interrompi o que fazia.

Quando se tem uma profissão, um emprego, chefias e colegas, bem ou mal, vamos trabalhar, cumprimos a nossa tarefa, não conversamos com o colega do lado nem fazemos pausa para o café. Desde que cumpramos os nossos objectivos ninguém vai querer saber da nossa falta de capacidade para socializar. [As empresas, infelizmente, hoje em dia, são muito pouco humanizadas.
]

Por outro lado, quando nos disponibilizamos para ser voluntários, é bom que o façamos de corpo e alma. Sem "blue moments". Um voluntário é muito mais do que uma pessoa que vai ali passar umas horitas e trabalhar de borla para ocupar os tempos livres. Um voluntário é alguém que se oferece para integrar um projecto e que o defende como defende a sua família. Um voluntário é alguém que dá mais do que o seu trabalho gratuito. Dá a mão, o sorriso, as palavras de alento e a força que falta muitas vezes às pessoas com quem contacta. Sem esperar nada em troca, sem pedir reconhecimento pelo seu trabalho, sem se deixar abater pelas dificuldades com que se cruza, pelo sofrimento a que assiste...

...e às vezes é complicado manter a distância que é precisa dentro da proximidade que se quer presente.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin