Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Usos e Costumes (de Outros)


Existem usos e costumes nossos, tipicamente nossos, portugueses. Existem usos e costumes de outros povos, de outros países. O Halloween é um deles. Vindo de terras americanas onde é celebrado a perceito por miúdos e graúdos, instalou-se cá na nossa terrinha. Não gosto de ser fundamentalista nem retrógrada, mas há coisas que não consigo perceber muito bem. As Escolas passaram a dar grande ênfase a este dia. Pintam-se abóboras como TPC, incentivam-se as máscaras, decoram-se paredes e salas de aula. Pergunto, alguém explica aos miúdos (e menos miúdos) qual a origem desta celebração?

Em Portugal, temos, nesta altura do ano o Pão por Deus. Por aqui ainda se comemora. Os miúdos adoram sair cedo de casa com os saquinhos de pano e ir de porta em porta a recolher doces, fruta, bolachas e até dinheiro.

Parece-me mais interessante para que os nossos usos e costumes não se percam, incentivá-los. Não sou contra a informação sobre o que se comemora noutros países, mas daí a importá-los para o nosso...

2 comentários:

Su disse...

Olá! Gostei do teu post, mas vim compartilhar contigo o que acho que pode ser uma explicação para essa "importação". Eu sou professora e este ano estou a leccionar Inglês e faz parte do programa de inglês falar e comemorar o Halloween. Como os miúdos acabam por achar piada depois é possível que "levem" isso um bocadinho para fora da escola.
Beijo e um bom fim-de-semana

Peninha disse...

Gostei do teu post... sinceramente muitas das pessoas que andam "excitadissimas" com o Halloween nem sabem o que estão a comemorar... se calhar muitas é mesmo porque se querem vestir de bruxa mas... não era preciso, já o andaram o ano todo!!! lol...

Blog Widget by LinkWithin