Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Desenraizada

Esta semana é a semana das reuniões de entrega dos registos de avaliação nas Escolas. Ontem foi a do Martim, na sexta feira será a do Manel. Depois de me ter instalado durante nove anos numa mesma EB 2.3, eis que me vejo agora em duas novas escolas onde não conheço ninguém, nem "colegas" Encarregados de Educação, nem Professores, nem colegas dos Filhos. Sinto-me um pouco estranha, como se pertencesse ao grupo dos que nunca vão à Escola ou nunca ouviram falar sequer do que se passa no dia-a-dia escolar dos seus Filhos.
A Escola que o Martim frequenta actualmente é uma Escola maior do que a anterior. Com mais turmas, mais salas, mais Professores e mais alunos e com uma frequência muito diferente. Maior parte dos Alunos são provenientes de uma classe média-alta, precisamente o contrário do que se passava na escola de onde ele veio e que os Irmãos mais velhos frequentaram do 5º ao 9º ano sem qualquer problema. Tem sido positiva a experiência dele por lá. Está bem adaptado ao grupo e ao espaço, não teve um aproveitamento por aí além neste primeiro período, mas por "preguicite" dele.
Ontem, fui a primeira a chegar à sala onde iria decorrer a reunião com a DT (Directora de Turma). Aos poucos, os outros Pais/Mães foram chegando. Para além do "boa noite" educado, não tive direito a mais nenhum tipo de conversa. A reunião decorreu normalmente, sem grandes perguntas ou preocupações por parte dos Encarregados de Educação, apesar dos alertas da DT para o facto de se tratar de uma turma de bons alunos mas muito conversadores e destabilizadores da ordem dentro da sala de aula. Não houve qualquer proposta em termos de estratégia dos Pais em casa para pôr travão a estas atitudes.
No final da reunião, como é hábito, ficaram na sala meia dúzia de Pais/Encarregados de Educação a pedido da DT e os outros foram formando pequenos grupos de conversa e foram abandonando a escola ao ritmo vagaroso de quem conversa. Eu, ("pobre de mim"), que gosto tanto de conversar, lá saí sozinha, rapidamente por causa do frio.
Tendo a certeza que a decisão que tomei foi a melhor para o Martim, ontem tive muitas saudades das reuniões da "minha" Escola antiga!

1 comentário:

Daqui te vejo disse...

"VELHA DO RESTELO"

Blog Widget by LinkWithin