Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Apenas Mais Um Dia, Mulher!



Dia Internacional da Mulher. Há quem diga que a existência deste dia já não faz sentido. As mulheres conseguiram conquistar o seu lugar de igualdade nas sociedades, não se encontram "reduzidas" às tarefas domésticas, desempenham cargos de igual importância. Eu digo que este dia, infelizmente, continua a fazer sentido. As mulheres podem ter conquistado um estatuto de igualdade, mas a troco de quê? A igualdade é um conceito apenas e não uma realidade palpável. As mulheres trabalham mais e ganham menos do que os homens (considerando cargos e funções idênticos). As mulheres continuam a ser vítimas de maus tratos, de discriminação, de violência física e psicológica. Esta última matando aos poucos, por dentro, sem marcas visíveis que façam prova, que possam atestar o sentido das queixas. Ninguém vê marcas desta violência e, no entanto, ela é corrosiva. Vai matando. Os desejos, as vontades, as alegrias. Não é apanágio de classes desfavorecidas ou de pessoas desinformadas. É frequente entre as pessoas social económica e culturalmente mais desenvolvidas.

[..."E o marido passara a aterrorizá-la....Gélido. No seu passo hirto e automático. Um dia Renata falou-lhe das rosas que a mãe - lembrava-se - costumava pôr nas jarras quando ela era criança, e ele não entendeu. Não se recordava de que já haviam existido rosas."(...)], Antologia de Contos, Maria Teresa Horta

Depois há aqueles outros países, distantes de nós, europeus, onde este Dia nem deve sequer ser lembrado. Os países onde as mulheres são sujeitas a mutilações físicas, onde as mulheres têm de andar cobertas, onde as mulheres trabalham de sol a sol, com filhos agarrados a si.

Se faz sentido um Dia Internacional da Mulher? Faria sentido que todos os dias o fossem. Que na sociedade os homens fossem mais respeitadores da igualdade, que as empresas fossem mais "family friendly", que as exigências/horários não penalizassem as mulheres, que tudo se reorganizassse para que a igualdade fosse uma realidade e não um mero conceito. Neste ponto, as Mães que educam rapazes têm um papel fundamental. Há que educar rapazes da mesma forma que se educam raparigas, para as mesmas tarefas domésticas, para o respeito pelas raparigas com quem se cruzam e se dão.

Mais uma vez, a evolução da sociedade e da cultura está nas mãos de quem é Pai e Mãe actualmente. Tudo o que necessita ser mudado, sê-lo-à pelas gerações que agora criamos e educamos. É bom que saibamos desempenhar bem este papel.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin