Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 4 de março de 2010

GREVE!!!


É a palavra de ordem que marca o dia de hoje. E que já marcou o de ontem. A excitação, a ansiedade de um dia de folga imprevista, não calendarizada, fez com que todas as conversas girassem em torno desta palavra de cinco letras que prometia um dia em casa.

Levantei-me cedo, como habitualmente, de noite ainda. Quem ruma a Lisboa diariamente precisa de abandonar a província pouco tempo após o raiar do dia ou corre o risco de enfrentar grandes filas de trânsito em todos os acessos à cidade. Laventamo-nos, pois, bem cedinho.

Eram sete da matina quando o último dos rapazes apareceu na cozinha. Nem queria acreditar. Mas porque é que a excitação lhes dá para acordarem cedo? Todo o dia em casa e saltam da cama de madrugada? Pffff....

Apesar do prenúncio de greve, e talvez com uma réstia de esperança dentro de mim, mandei que se arranjassem, vestissem, e saímos de casa. Demos com os primeiros sinais confirmativos ao entramos na rua de acesso à Escola do nº3. Carros que entupiam a entrada e saída da Escola, crianças e adolescentes, em grupos coloridos, que se amontoavam à entrada, que desciam a rua sorridentes. À medida que iam passando pelos carros que em fila esperavam poder andar, iam gritando a plenos pulmões, para os colegas que iam avistando, "Não há Escola!!! Há Greve!!!"... eu, Mãe, de 44 anos, ia querendo voltar atrás no tempo. Descobrir nesta alegria da folga inesperada a alegria que também eu já experimentei, há anos atrás, em situações idênticas.

Eu, Mãe, de 44 anos, consegui sair da confusão e seguir para o próximo destino, a Escola do nº4. Portões fechados. Professores e funcionários do ATL que supostamente assegura o acolhimento às 07:30 da manhã, cá fora. "Vá lá Mãe, ficamos aqui um bocadinho a andar de trotinete e a jogar à bola!!". O Sol até convidava. Deixei-os andar, mesmo sabendo que ninguém ia ficar na Escola e que viríamos os três para casa dentro em breve. Deixei-os andar enquanto acabei a leitura do meu livro "de carro". Nove da manhã. Portões fechados. Viemos para casa.

Estamos em casa. Há trabalhos de casa para fazer, estudo para teste de amanhã, muitos bocejos de quem acordou cedo e, provavelmente, dormiu em sobressalto como se dorme nas vésperas da chegada do Pai Natal.

Hoje é dia de GREVE!

1 comentário:

Filoxera disse...

O meu também não teve aulas.
Ficou com a avó.
Beijos.

Blog Widget by LinkWithin