Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Encontros Poéticos

Eu e a minha Máquina
Encontros Poéticos ESFLG,
Março 2010

Professores, Alunos, Familiares de Alunos, todos reunidos em torno de uma ideia - "Encontros Poéticos". Num espaço que é casa de livros (o Centro de Recursos/Biblioteca da Escola) criou-se um clima aconchegante para ir recebendo quem se ia juntando. Feitas as apresentações percebeu-se uma percentagem grande de professores de Filosofia, para quem a poesia é uma forma de calar a voz racional de quem fala sobre o pensamento de outros, em outros tempos e também no nosso. Ouviram-se poemas de autores conhecidos (O'Neill, Drumond de Andrade, Pessoa, Gonçalo Tavares, José Fanha, ...) e de autores presentes entre o público (Professores e Alunos). Houve poemas projectados na parede. Houve poemas pendurados num estendal improvisado, presos com molas de roupa. Houve poemas acompanhados por um trio executante de guitarra clássica, houve pausas na poesia para se dar apenas lugar à música.

No final, o convívio entre todos. De igual para igual, porque ali, naquele momento, se diluía a relação Professor-Aluno-Encarregado de Educação e se dava primazia a um gosto comum. O gosto pelas palavras escritas em poesia. Que não têm necessariamente de rimar, mas têm necessariamente de nos tocar.

Mais uns pontos na classificação desta Escola que prima pela dinâmica, pelo desafio à intervenção da Comunidade. Os Encontros Poéticos vão continuar e nós, vamos lá estar!

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin