Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Passo a Explicar

Eu e a minha Máquina,
Praia da Poça,
Junho 2009

I.
Em Maio do ano passado o Manel e outros amigos skaters foram roubados na Praia da Poça. Verdade seja dita que quase ofereceram, de mão beijada, aos larápios as carteiras e telemóveis, mas foram roubados. Foi feita queixa na Polícia e os queixosos foram ouvidos pelo Departamento de Acção Criminal, foram chamados a fazer reconhecimentos, etc. Numa das últimas vezes que lá fomos, foi-nos perguntado se pretendíamos seguir com o processo. Foi-nos dito que se pretendessemos seguir com o processo para tribunal, não haveria quaisquer consequências para nós, mas os acusados seriam julgados e castigados. Após me certificar que em sala de tribunal não haveria cruzamento do acusado com os queixosos, disse que sim.
II.
Hoje lá fomos para o Tribunal. Eu nunca tinha pisado um tribunal. O queixoso muito menos.
Ele estava ansioso por entrar na sala, por ouvir o martelo da juíza a bater. Ânsias de adolescente, reflexo de muitos filmes e séries assistidos.
Pois lá estivemos duas horas. Sentadinhos numas desconfortáveis cadeiras de plástico preto, dentro de um edifício ultra moderno, de mármore e vidro, mas sem ar condicionado. Ao fim de duas horas fomos dispensados e mandados embora. O acusado tinha confessado os crimes de que, por nós, era acusado.
Bolas! Nem entrámos na sala de audiências, nem vimos a juíza, nem ouvimos o martelo...
III.
Foi com alegria que acordei para o céu nublado desta manhã. Uma boa desculpa para não irmos à praia e ficarmos em casa. Uma boa desculpa para pôr em dia toda a roupa que aguarda pelas massagens do ferro de engomar...mas...um presente de aniversário para hoje acabou por nos levar para o Shopping onde descobrimos que todas as lojas estão "em promoções". Loucura, loucura. Sem que tenhamos comprado muita coisa, conseguimos estar enfiadas lá dentro durante quatro horas. Lá se esfumaram as minhas boas intenções de dona de casa prendada. Lá terei de rezar ao S. Pedro que mande uns belos dias cinzentos para me agarrar ao ferro.
IV.
E agora é spidar!!! Banhos e toilletes e zarpar para a festa de anos de um dos tios/cunhados.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

1ª parte - uma decepção mesmo!
E o material foi recuperado?

2ª parte - deixa lá a roupa mas olha que quanto mais comprares mais tens que passar... :-))

Abraço

Blog Widget by LinkWithin