Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Orgulho

Iniciar um texto pela palavra não, parece-me algo negativista e pouco correcto, mas era mesmo por ela que eu gostaria de começar a minha reflexão.

Não faço a mínima ideia de qual é o sentimento que cada pessoa tem relativamente à autarquia do seu local de residência. Não faço mesmo ideia se cada pessoa ocupa algum do seu tempo mental a reflectir sobre este tipo de questões. Seja como fôr, ontem, após terminado o Encontro Coisas de Todos Nós no Centro Cultural de Cascais, foi com um enorme sentimento de orgulho e alegria que saí daquele espaço cultural para o sol da vila.
Cascais é uma autarquia que tem trabalhado imenso as questões sociais, da educação, da cultura, do desporto e da juventude. Sempre com uma enorme discrição e sem espalhafato, porque é assim que deve agir quem tem a humildade intrínseca.
Cascais é uma autarquia que tem trabalhado para a criação de redes sociais que funcionem. Redes sociais na verdadeira acepção da palavra, são redes de pessoas que trabalhando em locais diferentes se vão agregando em torno de um objectivo comum, unindo saberes, trocando experiências, criando um suporte sólido para que outras pessoas sejam ajudadas, orientadas.
A nível da educação/parentalidade existe o projecto Coisas de Todos Nós que é, como o nome indica, um ciclo de conversas sobre temas que são comuns a todos os que são Pais e educadores. São conversas que vão às Escolas, desde o jardim de Infância até ao Secundário, falar com os Pais sobre coisas tão básicas como as regras, os comportamentos, a adolescência. São conversas que não pretendem debitar certezas, mas pretendem, com toda a certeza, promover a partilha. Essencialmente, partilha de experiências de "fazeres", porque educar não é uma tarefa fácil. Educar é um desafio que não se limita ao dizer não, como em muitos casos nos foi dito a nós, os que agora somos Pais. Queremos ser Pais e Mães melhores do que os que tivemos e isso deixa-nos frágeis. Cheios de dúvidas e incertezas para as quais não podemos ter a veleidade de pensar que alguém terá uma resposta definitiva. Nunca isso acontecerá. Lidamos com pessoas, com Filhos, com personalidades distintas, com sentires distintos. Só por esta diversidade já a nossa tarefa educativa se torna exaustiva.
Os Encontros de Pais são o local da partilha, são quase terapêuticos, no sentido que nos mostram que todos nós, pais, temos os mesmos problemas e as mesmas dúvidas.
Hoje, ainda em estado de contentamento pelo Encontro de ontem, manifesto aqui o  orgulho que tenho na minha autarquia e no trabalho que desenvolve a pensar em pessoas.
Obrigada!

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin