Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Com prazer e um niquinho de culpa...Dissertação


Desde que o recebi que ando às voltas com a minha cabeça para tentar encontrar 10 coisas que realmente me deixem de consciência pesada...

Tenho inquirido Amigos e Familiares (sim, é um bocadinho de batota!) na esperança de que de cabeças diferentes saia qualquer "pecado" que eu partilhe...

Também não me parece muito bem andar a marinar este pensamento durante muito tempo. A graça destes Desafios é que sejam respondidos rapidamente para que o nosso cérebro não filtre muito do que realmente sentimos, tipo "lápis azul", portanto, sem qualquer ordem de importância, passo a enumerar os 10 pecados que elegi.

Pecados da Gula (Dois, 2)

1. Cerveja, muita e bem gelada; Amendoins, de descascar - combinação perfeita. Gosto de me sentar a uma mesa, de preferência ao Sol, de preferência com boa companhia, e ir deitando abaixo copos de imperial enquanto vou tirando a roupa às alcagoitas. Claro que esta combinação perfeita é um peso brutal na consciência de quem passa a vida em cima da balança a controlar o peso...mas sabe tão bem e eu aguento TANTA cerveja!

2. Grandes almoçaradas/jantaradas - é bom reunir Amigos em torno de uma mesa e organizar petiscadas, mas fico sempre com um pensamento estranho a bailar dentro de mim "tanto dinheiro que gastámos, tanta comida que aqui temos, tanta gente sem ter dinheiro para o básico do dia-a-dia"...não consigo deixar de gostar de organizar estas reuniões!

Pecados do Consumismo Puro e Duro (Dois, 2)

1. Relógios - tenho muitos, são mesmo daquelas coisas que não dispenso como acessório, que não passo um dia sem usar, que uso para condizer com as roupitas...mas sempre que os outdoors da Swatch invadem a Praça Pública dou comigo a desejar que alguém me faça uma surpresa e a propósito de nada me ofereça um novo, ou dois, ou três...atendendo a que estamos em crise e o tempo não é de supérfluos, mas de essenciais, este meu prazer deixa-me sempre um peso na consciência...

2. Livros - tenho muitos, muitos lidos e muitos por ler! De cada vez que entro numa livraria encontro sempre mais alguns que gostava mesmo de ter, tipo os miúdos "Oh Mãe, vá lá!". Quando o meu cartão multibanco não representa mesmo um conjunto vazio (que é raro nos dias que correm!) o diabinho consegue sobrepor-se ao Grilo Falante e saio sempre com mais dois ou três debaixo do braço. Feliz. Felicíssima. ...mas com o Grilo a lembrar-me que cada Livro meu representa uns quantos litros de leite, uns quantos iogurtes...enfim, aquelas coisas que o nosso frigorífico precisa para não se deprimir!

Pecados que fazem mal à Saúde (Dois, 2)

1. Fumar - prazer que já tinha abandonado há muito. Há tempo demais para cair no erro de voltar a ele. No entanto, a conversa que faço aos meus Filhos, que há que ter atenção às companhias, acabou por recair sobre a Mãe. A Mãe devia ser forte e não cair em tentação, mas o cigarrinho sabe tão bem! Faz tão mal! Faz-nos parecer mais velhos, estraga a pele, dá cabo dos pulmões, da boca, de tudo, mas sabe tão bem! Não, não voltei a fumar o que fumava...muito. Mas voltei ao prazer de de vez em quando tirar um. Não sofro da ansiedade de não poder fumar ou de ter que sair do sítio onde estou para fumar, mas sabe-me bem! E depois, eu sempre gostei de ser do contra, de contestar, por isso, agora que é proibido fumar em todo o lado (concordo, acho bem) apetece-me mesmo fumar! Mas fica sempre o peso...do preço e do custo a longo prazo na minha saúde!

2. Hora de Chegada à Praia - desde pequena que não me lembro de chegar à praia nas horas que fazem bem. Quando eu era pequena não se falava dos perigos do Sol como agora se fala, a consciência era diferente e apesar de os meus Pais serem Profissionais de Saúde, a nossa vida de praia nunca foi regida por horas boas, descanso e horas boas. A praia é um culto de Família, um prazer inacabado. Por mais horas que lá passemos nunca nos fartamos e queremos sempre mais. Agora, que sou Mãe de tanta criança e que carrego sempre tantas outras comigo, devia ser mais consciente e fazer um esforço de mudança desta mentalidade dos anos 70/80...não consigo! Primeiro que todos estejam acordados, de pequeno almoço tomado, arranjados, sanduíches feitas, cenouras descascadas, fruta arranjada, toalhas arrumadas no cesto...nunca chegamos à praia antes "daquela" hora mesmo má! A hora em que os Pais conscientes vão para casa com os seus Filhos e nos deixam imenso espaço para nós, os inconscientes! Sabe bem, mas pelos meus Filhos...fica um Grilo a bichanar cá dentro...

Pecados Privados (Quatro, 4)

1. Conversas de Escárnio e Maldizer - é um traço do meu carácter. Gostar de observar as pessoas. O pior é que esta minha característica aguça outra...a má língua, o gozo. Não, não é bonito, mas diverte-me imenso! Ainda pior é já ter passado este pecado gostoso aos meus Filhos...ainda mais divertido...Clã unido em torno de uma boa conversa de "corte e costura". Não, não é bonito...é feio gozar com os outros...é feio dizer mal!

2. Passar muito tempo sentada nesta cadeira, a olhar para este écran, a gastar estas teclas - por um acaso da vida, ao deixar a Faculdade pela primeira vez, fiz um Curso Profissional de Informática. Para arranjar emprego e não viver à conta. Só que a Informática passou a fazer parte das minhas preferências. A Internet aguçou ainda mais esse gosto e este blog tem-se revelado um prazer que não quero abandonar nem desleixar! Quando me sento aqui perco a noção do tempo o que não é muito OK para uma Dona de Casa que tem a seu cargo toda a gestão de um casarão e de uma Família Numerosa...Ups...prazer imenso, peso IMENSO!

3. Escapulir-me de casa, sózinha, nas manhãs de fim de semana - é um prazer enorme que tenho e que não tenho conseguido cumprir. Deixar tudo a dormir, pegar no carro, ir até ao Mar e ficar por lá, a caminhar, até serem horas de voltar para pequeno-almoçar com a Família! Sabe-me e faz-me tão bem! Há tanto tempo que não o faço...

4. Tourada - deixei esta para o fim, de propósito! Porque actualmente não é muito OK assumir-se o gosto por Tourada. Acontece que a minha Família tem raízes ribatejanas, das terras onde a Tourada é espectáculo-rei. Acontece que passei a minha infância a assistir às touradas na televisão, (nunca fui a uma Arena), e continuo a gostar! Não critico quem não gosta de tourada e até quem a critica e luta pelo seu fim como espectáculo. Apenas sinto que, provavelmente, este não é um espectáculo muito leal visto pelo lado do animal e daí um pesozito na consciência por gostar de assistir a touradas.

Bem, Patti, espero que este longo post te agrade e te dê a conhecer um pouco mais de mim.

Quanto aos meus outros convidados aqui do Vekiki, aguardo os vossos comentários!

A quem vou desafiar? A ninguém em particular e a todos no geral! Divirtam-se!

8 comentários:

Anónimo disse...

Como antigamente se dizia nos bailes, "a pedido de várias famílias", vou atirar uns bitaites!
Pecados 1 e 2 - Petisqueira: Nunca será um pecado, na pior das hipoteses um pecadilho! Primeiro porque o objectivo de juntar familia e amigos sobrepõe-se a tudo! Segundo, tem sido à mesa que se têm traçado o destino do Mundo.
Consumismo: o pequeno luxo de um relogio com a roupa certa no sitio certo, pode fazer a diferença, no charme de uma mulher. E é assim que elas se querem, charmosas!!!
Os livros é uma questão de caridade, é quase como comprar o pirilampo mágico.É dar de comer à nossa erudição e também a que os escreve (ou pinta, eu é mais quadros!).
Cigarrito: Um ou outro vai prá coluna dos pecadilhos!
Praia & Cancer hour: Como te entendo!!!
Lingua viperina: Hummmm nas costas dos outros vejo as minhas!! Mas a malta adora um cortezito!
Internet: É como a euronews - NO COMMENTS
Necessidade de estar só é como a Praia & Cancer hour: Como te entendo!!!
Corridas de toiros: Para que não cometa um pecado, não vou ser juiz em causa própria. Mas...se perder-mos as nossas tradições, talvez estejamos a massificar-mos, qualquer dia estamos na europa dos acarneirados!

Maísa disse...

Alguns desses pecados eu também os tenho.
O pecado de chegar á praia nas horas de calor não tenho.
Detesto praia a essas horas e para além de não gostar tenho um tipo de pele que não aguenta.
Obrigada pela visita ao meu blogue.
:-)))))))
Dia feliz.

BlueVelvet disse...

Fiquei 3 posts à espera da resposta ao desafio, mas valeu a pena.
Ainda por cima dividiste " os pecados" por categorias.
Tenho alguns: sobretudo o do consumismo com relógios, livros, e...malas...e sapatos.
E a ida para a praia a hora impróprias.
Veludnhos azuis e bom fim-de-semana

1/4 de Fada disse...

Desembaraçaste-te lindamente. Já fiz o meu, vou pô-lo esta noite, para sair fresquinho amanhã de manhã. Deu-me "água pela barba"!
Bom fim de semana.

Patti disse...

Eh lá, Vera! Olha que para quem tinha medo de não estar à altura...... estão muito bem as tuas mini-culpas.

Ai, esses horários de praia! E o corte-e-costura?

E já vi que tiveste muitas visitas da vizinhança. E só simpáticas, as raparigas.
Beijinhos aqui do barlavento

Vera disse...

Daqui te vejo, obrigada por toda a compreensão pelos meus "pecados"/prazeres! Deve ser do sangue...

D.Antónia Ferreirinha, gostei de a ver por aqui e espero que por cá continue a passar...

Blue Velvet, ainda bem que partilhas alguns dos meus pecados.
Assim não me sinto tão pecadora em prazer!Posso acrescentar-te aos meus Projects Diários?

1/4 de Fada, já lá fui espreitar e ainda não vi nada...vou acrescentar-te aos meus Projects Diários, pode ser?

Patti, Amiga desafiadora, obrigada! Acho que podes continuar a desafiar-me directamente do barlavento p'ra "Linha"! Gostei disto :-) Amanhã lá estarei no Ares! Bjs

Júlio disse...

Depois da primeira visita lá ao meu, também eu já tinha vindo aqui, e onde me demorei mais foi nestes Guilty Pleasures. Dei logo conta da paixão pelos livros. :) Só não comentei na altura, porque o meu tempo até ao fim do mês quase não dá para nada. Pelo que li por aqui, vou ser assíduo. Até à próxima.

Ka disse...

Looool está excelente a tua resposta!

E a organização da resposta?

Olha poderia acrescentar um á minha: desorganização. Há coisas nas quais eu sou muito desorganizada...looool

Beijinhos e um óptimo dia!

Blog Widget by LinkWithin