...mas a falta de participação dos Pais não lhes pode ser imputada só a Eles, porque a falta de consciência cívica é um problema tranversal a toda a nossa sociedade e a Escola é feita de pessoas que também ainda não estão suficientemente preparadas para a mudança.
As Associações de Pais e os Pais em geral são frequentemente esquecidos e apenas lembrados quando é necessária alguma intervenção específica - a organização de uma Festa, a angariação de prémios. Para que a parceria Escola-AP funcione é necessária a relação institucional. Dada a escassez de meios humanos nas AP's, a parceria acaba por se basear na amizade e confiança, perdendo-se o cariz institucional que "obriga" a reuniões periódicas, ao confronto de ideias e troca de opiniões, à conjugação de esforços para a realização de Planos Anuais de Actividades que se devem complementar.
Ou seja, apesar de tudo o que se diz e se quer real, a Escola não está verdadeiramente preparada para a presença e colaboração dos Pais no seu dia a dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário