Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Reflexões de um Dia de Greve e de Árvore de Natal

Hoje foi o dia de montar a Árvore de Natal na Escola. Este ano inventámos uma bela Árvore de Natal em esferovite. Pedimos a todas as turmas que nos escrevessem num papel uma frase sobre o Natal e nos entregassem. Essas frases seriam escritas no esferovite e enfeitariam a Árvore da Escola. No sábado tirámos medidas, cortámos esferovite (demos cabo das mãos com as facas) e escrevemos frases.

Fizemos estrelas em pacotes de leite e sumo e colámos-lhes fio de nylon para as dependurarmos do tecto.

Hoje a Escola estava a meio gás, de manhã. À tarde fechou.

Durante a manhã montámos a nossa bela criação sob o olhar atento daqueles que andavam pelo recreio. Foi engraçado vê-los entusiasmados quando descobriam que a sua frase tinha sido escolhida ou desiludidos quando não viam a sua frase...

À hora de almoço a Escola fechou. Vim para casa com 4 + 3! Estudaram para testes amanhã, brincaram, jogaram Playstation, divertiram-se. Eu estive a dactilografar as frases que não utilizámos na Árvore para fazer cartazes que vamos afixar na Escola.
Maior parte das frases fala em Amizade, Amor e Família. Algumas, no nascimento do Menino Jesus. Algumas, na irrealidade que é o Pai Natal. Fez-me pena ver que a crença na magia se perde tão cedo e ponho-me a pensar que é triste que o Natal seja apenas e só "os presentes".

A tradição religiosa perdeu-se, há poucas Famílias a ir à Missa do Galo e a manterem a tradição do nascimento do Menino Jesus.

O Pai Natal pendura-se em qualquer janela ou varanda e é difícil para os miúdos acreditarem que aquele boneco seja o Avôzinho bonacheirão e gordo que entra pelas chaminés abaixo e deixa as árvores cheias de presentes.
Por aqui, com dois grandes e dois pequenos, vai-se fazendo o possível por manter a magia do Natal!

2 comentários:

1/4 de Fada disse...

Na minha casa quem mantém a magia do Natal é a minha filha, que vai buscar a árvore de Natal e os enfeites, consegue contagiar-me com o seu entusiasmo, faz a festa de deita os foguetes. É uma lutadora, a minha filhota, com os seus quase 18 anos...

pensamentosametro disse...

O progresso, a tecnologia vão apresentando a factura que pagamos em magia.

Bjos


Tita

Blog Widget by LinkWithin