Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O Magalhães e Nós

O M.M.3 recebeu o Magalhães na passada quinta feira. Hesitámos um bocado antes de decidirmos que o iríamos encomendar, por razões que se prendem com a dependência do écran, com o abandono das páginas escritas, com a permanência em casa, imóvel.

Acabámos por o encomendar, sem termos contratado a ligação Internet.

O Magalhães chegou e foi a mim que coube a tarefa de o ligar, de o configurar. Tenho a dizer que o considero um projecto interessante, pelos programas que já traz instalados e pela ferramenta que é e que pode vir a ser se as salas de aula e as instalações eléctricas das escolas conseguirem suportar a carga que representará todos estes "mini portáteis" ligados e em funcionamento.

A Internet vem "protegida", ou seja, o acesso ao mundo virtual vem cortado e só alguns sites disponíveis. Como é próprio, houve logo vozes que se insurgiram contra esta limitação "como é que os miúdos vão fazer pesquisas se nem sequer têm google?", não se tendo sequer dado ao trabalho de ler as instruções que vêm com o computador. Verdade que nem todos trazem o Manual de Controle Parental, mas também verdade que em todos (pelo menos, penso que sim!) vem um Manual de Instruções em .pdf. A partir deste Manual, seja o de papel ou o .pdf, os Pais poderão configurar o acesso a outros sites e é isso que iremos fazer para que o acesso ao Bloguinho seja possível.

O projecto curricular de turma do M.M.3 consiste na manutenção de um blogue que a Professora criou e que vai sendo alimentado com textos escritos pelos Alunos, fotografias e trabalhos. Enquanto nem todos os Meninos da sala têm o seu Magalhães, os que já o têm vão ter um dia fixo para o levarem de forma a que haja um por grupo de trabalho e, assim, possam trabalhar os seus temas de estudo e possam escrever os textos para o bloguinho.

Resumindo, a minha nota para este projecto tecnológico do Governo e do Ministério da Educação é positiva.

9 comentários:

maria inês disse...

deixo-te um segredo. Já estou um cadito farta desse senhor! O Magalhães

Si disse...

É isto que faz falta. Não os computadores, não os blogues, nem tão pouco a internet.
Apenas pais que ponderem o suficiente para saber o que é que cada uma das suas decisões poderá influenciar a vida dos filhos.
Beijinhos

Vera disse...

Inês, estás farta da publicidade que tem sido feita em torno do Magalhães...
Si, pois é! Isso mesmo! Os e-escolinhas, os telemóveis, tudo deve ser muito bem pensado. Não só pelo lado económico, mas por todas as implicações que trazem consigo! Eu penso muito...às vezes demais :S

Vera disse...

Inês, estás farta da publicidade que tem sido feita em torno do Magalhães...
Si, pois é! Isso mesmo! Os e-escolinhas, os telemóveis, tudo deve ser muito bem pensado. Não só pelo lado económico, mas por todas as implicações que trazem consigo! Eu penso muito...às vezes demais :S

Anónimo disse...

Bem penso que ninguém melhor que pais e professores para poderem falar acerca deste tema com conhecimento de causa.:)

Laidita disse...

A verdade é que se fartam de falar do animal sem terem tocado sequer num único. Eu tb estava um bocado preocupada com a segurança, é verdade. Adquiri sem conexão à net, pq qd é preciso usa a minha. Assim como assim, só pode ir aos sites pré-definidos por mim. Lá se vai a teoria de que os meninos iam andar no hi5, aqui e ali. Os meninos só usam esses sites se os papás autorizarem... A minha nota tb é positiva! Gostei do bicho!

Bjs!

Laidita disse...

não sei se a minha mensagem foi aceite pelo blogger ou não...Oh...Bom, de qq modo e resumindo o que eu tinha dito, é que a minha nota para o magalhães tb é positiva!

Bjs!

Júlio disse...

Bem, eu já tive o 'prazer' de descobrir o Magalhães de um primito meu na companhia de um professor de informática.
Para quem percebo minimamente, concordo contigo, mas acredita que esse professor meu amigo já teve dores de cabeça enormes... Falta de assistência na maior parte dos casos. Isso e dúvidas 'infantis' de alguns pais, a acreditar em palavras dele.
**

Anónimo disse...

Partilho da sua opinião. Os que criticam o Magalhães fazem-no nrmalmente, devido àquela mania bem portuguesa de dizer mal do que é noso, mas nem sequer conhecem as suas funcionalidades.

Blog Widget by LinkWithin