Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Arte Urbana ou apenas Meninos Rabinos Pinta Paredes (alcunha atribuída aos militantes do MRPP)?

Mural encontrado nesta parede
As tarefas quinzenais atribuídas pela Professora de Desenho da Catarina, mais os temas de Diário Gráfico, vêm sempre ao meu conhecimento. Umas vezes porque é necessária ajuda de texto, outras vezes porque é preciso pesquisar em livros que só eu sei onde encontrar, outras ainda porque os testemunhos de outros são solicitados.

É nesta última hipótese que se enquadra a Tarefa Quinzenal agora em vigor. Cabe aos Alunos fazerem uma pesquisa sobre os Murais que animavam (sujavam) as paredes da cidade pós 25 de Abril. É-lhes proposto que procurem vestígios desta arte (sujidade) e que, conjugando opiniões de quem viveu a época, deêm a sua opinião sobre estes Murais.

Quando se deu o 25 de Abril, eu tinha oito anos. Estava a seis meses de fazer nove anos. Agora que penso nesta realidade, pergunto-me como posso ter guardado com tantas raízes de felicidade uma memória de um tempo tão distante, em que eu era tão pequena...

Para mim, as pinturas nas paredes fazem parte do album dessas memórias felizes. Sei que gostava daquelas extensões de côr, movimento e letras. Para mim, naquela época, era apenas isso. Pinturas sobre pessoas que acreditavam numa mudança para melhor.

Não sei se ainda será possível encontrar algum vestígio destes murais na cidade de Lisboa...se quiserem contribuir com a vossa opinião sobre as pinturas do período revolucionário e pós-revolucionário, bem como com pistas sobre onde ainda existam vestígios fotografáveis, a Estudante agradece e a Mãe também!

3 comentários:

Soraia Silva disse...

respondendo ao titulo
há desenhos e desenhos, estes eu acho uma completa arte urbana.
na minha opiniao, quando existe um manifesto, juntamente tambem existe uma revolta...
nas revoltas existem sonhos que nao estao a ser concretizados, existe a "liberdade" que nao se está a ter, e essas artes expostas, sao um reflexo disso...
e quando passa essa fase, quando as pessoas conseguem ter direitos liberdades querem expressa-las de alguma maneira, de uma maneira a que os outros tambem reconheçam, estejam a par, e que ao fim de contas seja guardada como recordaçao, onde todos possam ter acesso e recordar entao esse dia!!!

agora, aqueles que riscam por tudo e mais alguma coisa, por bonecos estupidos e sem sentido etc etc, isso nao acho piada nenhuma...

nao é que eu tenha muito conhecimento destas coisas, mas tenho o meu ponto de vista!!!

beijo

Gi disse...

Eu ainda fotografei uns desbotados na zona de Alfama.
Adoro arte urbana, detesto tags.

paulofski disse...

Recordo-me bem dessas pinturas revolucionarias e até dos muros onde existiam aqui no Porto. Infelizmente actualmente as pinturas grafiteiras são horríveis e de arte não êm nada. São puro vandalismo.

Blog Widget by LinkWithin