Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dia Mundial da Asma

A asma faz parte das minhas recordações de infância. Desde pequena que sofro desta doença e aprendi a viver com ela.

Enquanto fui miúda, sentia-me um bocado limitada. Não podia correr nem saltar sem ficar cheia de "gatos", se havia alguma coisa que me enervava lá estava eu de "língua de fora".

Lembro-me, quando eram os dias de férias na Cotovia, de acordar a meio da noite a "assobiar", ir acordar o meu Pai que me mandava vestir o fato de banho por baixo da roupa, pegava em mim, metia-me no carro e passeávamos pela Serra da Arrábida até a respiração normalizar. Quando isso acontecia, íamos até à praia, dávamos uns mergulhos e regressávamos a casa para eu dormir. Aprendi a viver com os efeitos secundários dos medicamentos que tomava para me aliviar a dificuldade respiratória - tremeliques, sono, coração acelerado. A medicina evoluíu e os medicamentos também. A "bomba" entrou na minha vida quando eu tinha 15 anos e era um alívio instantâneo. Aos poucos o corpo foi-se habituando a ela, o alívio instantâneo passou a ser demorado.

Apareceram outras soluções. Hoje em dia tenho a minha asma controlada e é raro lembrar-me de que ela existe comigo, mas quando isso acontece (como tem estado a acontecer nos últimos dias) é um desespero! Fico debilitada, não consigo fazer tudo o que quero e preciso. Quem é asmático ou tem filhos asmáticos sabe do que falo e também sabe que não há ajuda melhor para um asmático do que as pessoas que nos rodeiam não entrarem em pânico quando as crises aparecem. O sistema nervoso é também um interruptor nesta doença.

A todos os asmáticos, no dia de hoje, envio um abraço e um conselho - fazer sempre a medicação profilática para que não tenham que recorrer aos SOS!

3 comentários:

Anónimo disse...

Também sofri muito com asma em miúdo. Como qualquer asmático, ainda tenho resquícios, mas felizmente já não sofro como dantes.
E sabe que hoje (ontem) também foi diA DO tRÂNSITO?

Fatima disse...

Vera a minha filhota sofreu imenso com a asma.Parece que a coisa agora está mais controlada, mas deu que fazer!
Sei muito bem do que falas.

ésse disse...

sei bem o que isso é........

jocas maradas de ar.......sempre

Blog Widget by LinkWithin