Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Escola Secundária Fernando Lopes Graça

Eu e a minha Máquina,
hoje, na ESFLG

Já nos habituámos, no nosso dia a dia, a ouvir notícias que pouco abonam a favor das Escolas Públicas e daqueles que nelas trabalham. No entanto existem Escolas Públicas cujo valor deveria também ser reconhecido publicamente, em notícia de horário nobre. Quem sabe seria uma forma de incentivar outras a serem, também elas, notícia por bons motivos. Tenho para mim que falta espírito de escola nas nossas escolas. Falta motivação aos professores, falta sentido de grupo aos alunos, orgulho na instituição que frequentam e onde passam a maior parte dos seus dias de crianças, jovens.

Fui hoje convidada a assistir a um espectáculo de Danças do Mundo numa Escola perto de mim. Uma Escola com alunos do 7º ao 12º ano, onde não anda nenhum dos meus Filhos. Posso, por este motivo, falar com isenção sobre o que vi e que fez as minhas lágrimas fáceis saltarem dos olhos.

Um pavilhão repleto de Alunos, Professores, Auxiliares e Encarregados de Educação para assistirem a um espectáculo organizado por uma Professora de Dança, da Escola. Uma professora que é professora de Educação Física e que, juntamente com outras colegas de Departamento, dá aulas de dança a quem se quiser inscrever fora do horário lectivo.

O espectáculo começou e cativou todos os que ali estavam a assistir. Era quase impossível manter os pés quietos e não bater palmas ao ritmo das músicas. Dançaram alunos dos 7º, 8º e 9ºs anos vestidos com os trajes típicos do país que representavam, sempre com sorrisos nos rostos e com demonstração de que estavam ali por prazer e por divertimento. E é tão bom ver alunos de uma Escola participarem numa iniciativa deste género, de livre vontade!

As últimas danças foram da responsabilidade dos Professores de Educação Física, que dançaram uma dança típica do México, e de todos os que já tinham dançado anteriormente.

Adorei ter sido convidada. Adorei ter ido. Adorei ver que ainda existem Escolas Públicas que sabem incentivar o gosto, o orgulho, o prazer de ali estar. Com as minhas palavras vai um enorme cumprimento de Parabéns para o Conselho Executivo e para toda a Comunidade Escolar da ESFLG!

3 comentários:

maria inês disse...

Tu és a verdadeira, sempre em Festa!

Unknown disse...

Uma escola que frequentei nos anos 80, rodeada por montes onde praticávamos corta mato (hoje estradas alcatroadas e prédios), onde não havia pavilhões desportivos nem essa dinâmica que parece existir hoje em dia. Fico feliz.

telma disse...

telma:
para muitos que viram o espectaculo foi uma autentica palhaçada, mas para mim e pra os outros que dançaram,foi um autentico orgulho , por sabermos que somos umas pessoas que nao quizeram saber da imagem e fizeram aquilo que gostam "dançar". Por isso eu queria dizer a todos aqueles que nao dançaram e gozaram para se verem ao espelho e que assumam a falta de coragem que tiveram quando receberam o convite para articipar nas danças do mundo!!!

Blog Widget by LinkWithin