Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

domingo, 14 de junho de 2009

Directamente da Província # [7]

Eu e minha Máquina,
Marchas Populares, Stº António em Estarreja

Quem diz que fora das grandes cidades não acontece nada, engana-se! Aliás, hoje é o meu último dia de estadia em Estarreja e já estou a pensar porque raio não posso ficar por aqui...

Tal como na capital lisboeta também aqui em Estarreja o Stº António é o padroeiro da cidade. Na noite de Stº António, de 12 para 13 de Junho, os locais de Estarreja e das freguesias vizinhas distribuem-se em redor da Praça do Município para ver as Marchas a passar. São velhos, novos, adolescentes e crianças. Os passeios em torno da Praça ficam apinhados e os cafés e restaurantes agradecem a Stº António a devoção dos populares!

Os grupos que desfilam, à semelhança do que é tradição em LIsboa, são representantes de várias freguesias e são também os que, no Carnaval, desfilam como Escolas de Samba. Cada grupo vai vestido e com acessórios que representam o que é típico na sua freguesia. Esta fotografia é da marcha da freguesia de Pardilhó. Um grupo muito bem vestido, com imensa gente bonita e simpática. O típico desta freguesia é a tecelagem. Todas os elementos femininos foram vestidos com saias feitas em tear, coloridas e muito bem conseguidas no conjunto da marcha. Foi nesta que apostámos e foi esta que ganhou o desfile 2009!
Foi um Stº António muito bem passado que terminou com a actuação de uma banda - SonJovem - que nos fez cantar, dançar e rir o resto da noite!
Alfacinhas à solta na província!!!!

2 comentários:

Filoxera disse...

Boa!
Beijos.

Mª Eduarda Jorge disse...

Isto só prova que tambem existe Sto António fora de Lisboa.Em Estarreja(uma terra bem bonita ) e tambem em Vale de Cambra, com Marchas e um belo fogo de artificio...Da proxima vez que estiver em Estarreja dê um salto a Vale de Cambra pois vale a pena visitar a Suiça portuguesa.Sou de Lisboa mas deixei-me apaixonar por estas paisagens.

Blog Widget by LinkWithin