Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Causas

"Só uma pergunta... Tem um significado especial para ti, ou és simplesmente uma mulher sensível e preocupada com toda a opressão que esse símbolo causou?"

Esta foi a pergunta que o Mr. Me deixou na minha caixa de comentários do post sobre o Dominó gigante cujas peças foram, ontem ao início da noite, caindo ao longo de 1,5Km simbolizando a queda do Muro de Berlim.

Desde que comecei a ter consciência de mim e do Mundo que sou uma pessoa de causas. Muito cedo fiz as minhas opções em termos políticos e é no lado esquerdo da vida que me posiciono desde então. Quase involuntariamente movo-me por causas que entendo serem importantes em termos de comunidade/sociedade, empenho-me, envolvo-me.

Hoje em dia começo a sentir algum cansaço e alguma falta de força para todas as lutas que continuo a considerar serem necessárias, uma vez que a sociedade em que vivemos tem ainda muitas falhas, muitas situações de discriminação e segregação de pessoas, raças, grupos, etnias. A cidadania e a atitude cívica, hoje em dia, têm fraca expressão na nossa sociedade e essa falta de comprometimento das pessoas com a sociedade em que se inserem acaba por resultar em comportamentos individualistas e até egoístas.

O meu cansaço resulta precisamente desta indiferença que se instalou. Não é muito gratificante saber que se dá a cara por esta ou aquela causa, saber que se dá a cara porque as causas têm que ter quem dê a cara e depois ver que as pessoas que tinham "interesse" na defesa de uma causa acabam por desaparecer. Por medo de represálias, por não quererem abandonar a posição do politica/socialmente correcto, por quererem manter-se na sua zona de conforto. Para quem dá a cara é desgastante.

Voltando ao início, a queda do Muro e a representação simbólica a que assisti ontem emocionam-me pelo significado que têm e por tudo o que ficou associado ao Muro - a repressão, as mortes, as fugas, o descontentamento. As ditaduras, sejam elas de direita ou de esquerda, são sempre ditaduras. São sempre formas autoritárias de governar. São sempre instrumentos de silenciamento da diferença.

No Mundo, todos somos diferentes e devemos respeitar a diferença dos outros.

2 comentários:

Mr. Me disse...

É bom saber que ainda existem almas como a tua. Mova o que te mover.

E assim fiquei a conhecer um pouco mais da minha Descoberta Literária... :)

Beijo!

Flip disse...

apoiado :-)
o teu blog é bonito, vou passando também :-)

Blog Widget by LinkWithin