Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Dúvida. A Identidade da Escrita



Li, não sei onde, que não é muito bom quando alguém que escreve não consegue libertar-se de escrever na primeira pessoa. Não percebi se esta característica estaria a ser posta em causa de forma irónica ou se essa será mesmo uma característica que se deve combater quando se tenta escrever. Tenho andado a pensar nisto. A mim é-me muito difícil desligar o eu o que não quer dizer que tudo o que escreva seja realmente o que sinto, penso ou estou a viver nesse momento. Claro que quem lê um blogue, lê-o como se fosse um "espião" de diários e assim sendo, quando a escrita se faz na primeira pessoa, tende a aliar o que lê à realidade de alguém. Mas...e se eu em vez de ser Mãe a tempo inteiro de quatro filhos, dois cães e três periquitos, fôr na realidade um homem? Só e sem filhos. Numa pequena casa, longe do Mar e do Sol. Pode ser essa a minha verdadeira personalidade. E aqueles que me comentam e me conhecem pessoalmente, podem ser grandes aliados neste meu jogo de faz de conta. Ou não?

E quanto à escrita na primeira pessoa do singular. Porque não há-de ela ter tanta qualidade como a escrita que passa por todos os géneros? Porque não há-de a pessoa que escreve em Eu ter tanta qualidade quanto aquela que escreve em Eu, Tu, Ele/a, Nós, Vós, Eles/as?

Que alguém que esteja habilitado no campo da escrita me informe, por favor.

1 comentário:

Flip disse...

Olá Vera,
colocas uma questão interessante. Quanto à escrita, seja na pessoa em que for, penso que será sempre algo pessoal, seja na primeira ou na terceira pessoa, algo de si próprio fica ali exposto. Quanto a utilizar um Blog para mascarar ou fazer-se passar por quem não se é, como diz o ditado, mais depressa se apanha um mentiroso que um...exacto, tu sabes (posso tratar-te por tu? :-)) e por isso importa também saber ler, e ler até nas entrelinhas, uma forma de ficar atento a quem eventualmente lemos algumas vezes.
Interessante realmente a questão e que pode ter várias interpretações.
bj

Blog Widget by LinkWithin