Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Turma


Os Professores são como os Médicos. Num mesmo grupo de "utilizadores" pode haver quem ame e quem deteste o mesmo professor.

Na minha já longa vida de "utilizadora" de Escolas no papel de Mãe/Encarregada de Educação/Representante de Turma, tenho convivido com muitos professores. Tenho estado presente em várias reuniões com outros Encarregados de Educação. Tenho estado presente em Conselhos Pedagógicos, em Conselhos de Turma intercalares e, mais recentemente, em Conselhos Gerais Transitórios.

A minha experiência como Mãe/Encarregada de Educação já me calejou para o facto de ter filhos que se posicionam numa posição média/alta das pautas mas que se posicionam numa posição bastante mais baixa a nível de posturas e atitudes na sala de aula. Todos eles são conversadores e todos têm sido penalizados por essa falta de educação relativamente à autoridade que têm à frente na sala de aula - o Professor. Estou, portanto, habituada a chegar às reuniões e ouvir queixas queixas e mais queixas.

Fui ontem ao Conselho de Turma de Avaliação Intercalar no Liceu do Manel, no papel de Representante dos Encarregados de Educação. [Tanto para ele como para mim é uma escola nova. As poucas pessoas que lá conheço têm comigo uma relação social distante.] Tive o prazer de assistir a um Conselho de Turma calmíssimo onde todos os intervenientes (professores) falaram de uma forma positiva da Turma, não deixando de mencionar a característica chave - faladores, participativos de forma desorganizada. Os fracos resultados dos primeiros testes não foram empolados como sendo uma catástrofe mas analisados como resultado de um ensino básico que não os prepara para o impacto do secundário. Todos os Professores salientaram a necessidade de muito trabalho em casa e da importância de se consciencializar os Alunos para o peso das médias do 10º ano na média final do secundário.

Saí tranquila deste Conselho de Turma. Ciente de que a luta que travo todos os dias para que se estude, se façam os TPC's, se tirem dúvidas nas aulas quando não se percebe à primeira, não é uma luta inglória mas uma mentalização necessária. Ciente de que a turma do Manel tem um excelente grupo de Professores que estão empenhados no sucesso dos seus Alunos.

Gostei de ver e ouvir. Parabéns!

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin