Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Sábado em Lisboa, por Acidente

Os mais novos ganharam um convite para ir ao Circo, no Coliseu, no sábado ao final do dia. Eu ganhei uma viagem a Lisboa, para os deixar. Como não vou diariamente à cidade e não me mantenho a par do que a autarquia alfacinha vai fazendo, ganhei também a agradável surpresa de chegar a um Terreiro do Paço completamente vedado ao trânsito. Indo eu para o Coliseu podia/devia ter ido pela A5, túnel do Marquês, Restauradores...mas como sou completamente obcecada pela Marginal, pela proximidade da água e da luz que só ela nos pode dar, nem equacionei a hipótese de usar a A5. O Circo deveria começar às seis. Terreiro do Paço, Jardim do Tabaco, Rua dos Bacalhoeiros, Rua da Madalena, Martim Moniz, Praça da Figueira, Rossio, Restauradores, finalmente ao pé do Hard Rock... trânsito, imenso trânsito... pessoas... milhares de pessoas... de crianças... de presentes debaixo dos braços... "não pode parar aqui minha Senhora, a sua Filha deixa os Irmãos no Coliseu, a Senhora vira aqui, dá a volta e quando voltar a este ponto já a sua Filha deixou os Irmãos"... certo! A luz da reserva do gasóleo acesa (outra mania não inventariada - deixar o carro avisar-me de que devo abastecer, deixar a luz acender, andar até ao ponto que acho que já não vou poder andar mais!), trânsito infernal, bateria do telemóvel a avisar que estava descarregada! Yes!!! Que fim de sábado!!!! Lá consegui. Subir pela lateral da Avenida, virar à esquerda, descer a Avenida, passar os Restauradores, chegar ao Rossio e circundá-lo, voltar a subir em direcção ao Hard Rock.... BRUTAL. Depois, bem, depois só levámos meia hora a subir a Avenida da Liberdade em direcção ao Marquês. Não consegui perceber. Milhares de carros, em Lisboa, a um sábado às seis da tarde.
Ao contrário do que seria de esperar não estava enervada nem stressada nem irritada por me ter tido que enfiar naquela aventura automobilística. Soube-me bem. Fui ver, sem o ter planeado, as iluminações de Natal da Baixa Lisboeta. Arrependi-me de não ter levado a máquina fotográfica comigo. O tempo que estive parada na Avenida teria dado para umas belas fotografias nocturnas. Fui ver a lufa lufa do Martim Moniz onde se misturam raças, cheiros e pessoas. Fui ver a excitação dos turistas a tirarem fotografias tendo como pano de fundo as luzes de Lisboa.
Sim, sou maluquinha! Adorei este meu fim de dia de sábado :-)

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin