Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Desporto? Rei?

O Futebol não entra na lista das minhas preferências. Cá em casa ninguém pára para "ver a bola". Nomes de jogadores, resultados e afins são tema sobre o qual não se conversa. Apesar de haver três rapazes. Nenhum deles gosta especialmente de futebol ou lhe liga mais importância do que uns chutos na bola nos intervalos da escola. Resumindo, não vemos futebol!
Ontem, porque estávamos em casa alheia à hora em que a SIC Notícias transmitiu em directo os desacatos entre benfiquistas, portistas e polícia, acabámos por parar em frente ao écran e assistir em tempo real ao degradante espectáculo...
Belos exemplos educacionais transmitimos aos nossos Filhos quando permitimos que assistam a cenas como as que se passaram ontem. Palavrões gritados alto e bom som, gestos obscenos feitos directamente para as câmeras como se fossem gloriosos, vidros de autocarros partidos, pessoas sentadas em cima de tejadilhos de autocarros...estas pessoas terão filhos? Que modelo pensam ser para esses Filhos? Arruaceiros? Pessoas que não conseguem respeitar a diferença de opinião? São, de certeza, filhos de alguém. Que, com estas atitudes, envergonham, de certeza, também!
Dizem que o Futebol é o Desporto Rei. É, sem sombra de dúvida, o desporto que mais dinheiro arrasta consigo. Nos valores de ordenados que paga a jogadores, a treinadores e a dirigentes. Realmente, só um Rei poderá afirmar ter as mordomias e os baús de ouro que têm os profissionais "da bola".
Revolto-me com esta realidade. Existem milhares de desportos. Maravilhosos. Sem apoios de qualquer espécie. Daqueles que andam para a frente porque  associações, colectividades, entidades desportivas os mantêm vivos - voleibol, basquet, andebol, hoquei em patins, patinagem artística, ténis, ginástica desportiva, ginástica rítmica, ginástica representativa, mini-trampolim, ténis, esgrima, equitação, surf, bodyboard, mergulho, vela, canoagem, etc, etc, etc. A estes não são dados tempos de antena na televisão, não são dados grandes patrocínios, não são chamados de Reis, nem tão pouco príncipes. No entanto, não ouvimos dizer que os adeptos destes desportos fazem as figuras que os do "Desporto Rei" protagonizam.
Mais uma vez digo - há muito a fazer na nossa sociedade. Há muito a rever. Há muito a modificar. Quem é Pai/Mãe tem nas mãos o leme da mudança. Para que nunca os nossos Filhos façam parte de imagens como as que vi ontem.

3 comentários:

Cátia Gomes disse...

É precisamente por ser o desporto rei que o futebol consegue mover paixões tão grandes que muitas vezes dão para o torto. Se outro qualquer desporto tivesse o que o futebol tem (como o basebol na america, por exemplo) o que a leva a achar que ía ser diferente?
Se muitos entram nas claques porque são rufias e vêm nas claques umas forma de serem maus gratuitamente. Há quem realmente goste e não consiga controlar e seja realmente violento pela paixão que tem.
Consegue ver isso na religião. Quando há países em que as pessoas que matam por causa disso (bem pior do que partir uns vidros aqui e acolá).

Como é óbvio não posso concordar com nenhum tipo de violência. E seria incapaz que viajar com qualquer uma das claques. Até porque acho que as claques nem sequer deviam existir.

Mas não culpe o futebol pelo sentimento arruaceiro que uma pequena parte dos adeptos de futebol têm. Arruaceiros há em todo lado. Assim como há pessoas más e pessoas boas também em todo lado.

A violência não está só no futebol.Está em todo o lado, inclusivé nas escolas. E essa é a mais grave. E era nessa que os pais e mães deviam prestar bem atenção e por as mãos no lema de mudança.

De qualquer forma acho interessante que tenha colocado a claque do Porto na imagem. Porque as outras claques são todas impecáveis, claro está.

Vera disse...

Começo por fazer uma introdução: Não costumo responder a comentários e quando o faço, utilizo o endereço de email de quem comenta. Isto porque considero que a caixa de comentários é para quem lê e não para ser um local de diálogo. Quanto ao tema: Futebol.
Agradeço que me tenha informado/relembrado que até a religião causa distúrbios e violência. Peço-lhe desculpa por não concordar quando diz que a paixão incontrolável pode levar a este tipo de comportamentos de grupo. A paixão não é desculpa para a violência a que assistimos ontem. O futebol existe há muitos anos e a violência que a ele se encontra associada é um fenómeno recente. Concordo consigo quando me diz que arruaceiros existem em todo o lado, tal como pessoas boas e más. Eu sei disso.
Relativamente à fotografia, retirei do site, que linkei na frase SIC Notícias. Como escrevi, não gosto de futebol, portanto também não tenho qualquer espécie de preferência clubística. Para mim, todos os clubes são clubes dignos e não há um melhor que outro. Quanto às claques, convenhamos que são todas muito mal comportadas!
Depois, se fosse uma leitora assídua do meu blogue, saberia que a educação é uma das questões sobre as quais escrevo diversas vezes e sobre a qual peço mais vezes a atenção dos Pais/Mães.
Obrigada por me ter visitado e por ter deixado um comentário tão completo :-)

Cátia Gomes disse...

Olá. Agradeço o tempo dedicado para me responder. Vi o seu comentário num outro blog e segui o seu link. E se fiz um comentário, coisa que raramente faço, é porque o que escreveu me interessou. Está, obviamente, à vontade para deixar qualquer comentário onde lhe interessar.

Não tinha qualquer intenção em informá-la ou relembrá-la da violência na religião, porque deve de certeza, conhecê-la. Foi um mero exemplo que usei para comparar a paixão levada ao extremo. Eu nunca disse que a paixão era desculpa para a violência. É, sim, uma das razões para que esta aconteça. Pelo menos quando é levada ao extremo.

Sim, o futebol existe há muitos anos. Mas a violência não é coisa recente. A proliferação da violência pode ser. Mas a violência no futebol não é recente. O seu crescimento resulta claro com o crescimento do futebol como desporto rei. Tem tudo tendência para aumentar. É tipo bola de neve. Por isso questionei se, caso houvesse outro desporto rei, se a violência seria ou não igual. Porque não, não é só no futebol que há violência.

Reitero que as claques são do pior que andam aí. E que, por minha vontade, já tinham acabado há muito. Mas com ou sem claque os arruaceiros íam aparecer. Ao menos assim as forças de segurança em altura de jogos sabem onde estão, às horas que chegam, etc. O que quero dizer é que é mais fácil de os localizar e(tentar)controlar.

Só não gostaria que colocassemos tudo na mesma panela. O futebol jogado é um óptimo espectáculo. Muito emocionante. Posso dizer-lhe que já fui imensas vezes ver jogos aos estádios (mais ao dragão, mas também já fui à Luz) e nunca tive quaisquer tipo de problemas. Aliás, se for hoje em dia ver um jogo no dragão vai ver imensas famílias, imensas crianças, coisa que, há uns anos atrás, não se via. Porque não tinha condições, porque era perigoso. Hoje em dia é seguro. O futebol é cada vez mais um desporto familiar. Pena é ser tão caro.

E, realmente, não sou leitora assídua do seu blog, mas vou tentar passar a ser para saber a sua opinião no que diz respeito à educação. :)

Blog Widget by LinkWithin