Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Boas Práticas nas Escolas

Recebi um convite do Director da escola do meu Filho nº 2 para participar numa reunião/debate subordinada a este tema.
Confesso que apesar da minha muita experiência em escolas, estou receosa. Há tanta coisa que considero errada nas escolas de hoje em dia, na nossa ESCOLA.
Como vou eu, simples Mãe, explicar o que sinto em relação ao que se passa no ensino dos nossos dias? Como vou explicar que tenho a sensação de que o sistema está em colapso e que todos, Pais, Professores e Alunos deveriam ser submetidos a uma espécie de lavagem ao cérebro que os fizesse ver mais claro as questões fundamentais, as premissas que estão profundamente erradas neste grande silogismo que é a Educação? Como vou dizer que considero profundamente errada a forma como está organizado o nosso sistema de ensino básico, deixando que os Alunos flutuem num mar de águas calmas que em nada os prepara para a tempestade que encontram depois no secundário? Como vou explicar que não consigo entender um sistema de ensino, público, em que os alunos têm de ter explicações fora da escola para obterem os resultados que a escola espera deles? Como vou explicar, sem ofender ninguém, que apesar de acreditar que todos devem ter direito à educação, também acredito que existem pessoas que não têm capacidade nem motivação para frequentar um ensino obrigatório durante 12 anos? Como vou explicar que os Pais da actualidade são muito culpados pelo nível a que desceu o nosso ensino, graças à postura de eterna defesa dos filhos e ataque aos professores? (eu não sou professora, sou Mãe, e é como Mãe a tempo inteiro que falo contra os Pais, que insistem em colmatar a sua presença junto dos Filhos com o facilitismo e a desculpabilização sistemáticas.) Como vou defender a ideia de que fazem falta no ensino actual os cursos técnicos, aqueles que não sendo superiores ou bacharelatos, conferiam competências próprias para o exercício de determinadas profissões, sem que isso menospreze as pessoas que os frequentam? Será sobre isto que querem ouvir-me falar? Ou será sobre boas práticas no que concerne à forma como se lida com os alunos em sala de aula? Ao espírito que deveria existir nas Escolas e que está, infelizmente, a desaparecer? O espírito de se sentir pertença de um grupo do qual se sente orgulho em pertencer, de uma instituição da qual se sente orgulho em falar, pelos ensinamentos que transmite, não só a nível académico, mas também humanístico, artístico e desportivo. Porque eu acredito numa Escola de sucesso em que a parte académica se deva aliar às vertentes artística e desportiva como complementos de uma cultura que se pretende geral e não superficial sobre alguns temas. Não é por acaso que escolas particulares de sucesso têm estas vertentes nos seus planos educativos.
É já na próxima segunda feira e eu, que não gosto de fazer nada mal feito, quero preparar-me bem, quero conseguir defender bem os meus pontos de vista.
A todos os que me visitam faço um convite - façam-me saber qual a vossa opinião sobre Boas Práticas nas Escolas!

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que disse !
Nada mais há a acrescentar!
Com certeza que fez uma boa palestra, na escola !
Bjos
TA

Unknown disse...

as linhas que escreveste já dão "pano para mangas"

a escola onde participarás está de parabéns por organizar tal debate

olha nos olhos de quem te ouvir

depois, volta e conta-nos como tudo se passou

:)

Anónimo disse...

Boas práticas nas escolas dos meus filhos:contacto fácil e regular com a directora de turma, partilha com a família dos resultados dos trabalhos nas aulas, informação detalhada da avaliação a meio do período lectivo,controlo das entradas e saídas quando eram mais novos,realização de sessões culturais com a prata da casa para promover a interacção e o conhecimento dos outros....estou certa de que vai encontrar alguns exemplos.
São

Blog Widget by LinkWithin