Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

domingo, 20 de junho de 2010

Palavras [Para Saramago]


[Quaisquer palavras que me atrevesse a escrever para Saramago seriam, certamente, desprovidas de significado e de qualidade. Embora sabendo que o meu "parceiro" se encontra fora da cidade que fotografa, cliquei no link que, dentro dos meus Favoritos me leva a ele. A homenagem está lá. Em formato de letras e de palavras. Não hesitei em trazê-la pensando que iria, com certeza, encontrar as minhas palavras para lhe juntar, fazendo da homenagem dos Diários uma homenagem dupla. O ambiente que me envolve não se encontra propício à criação. Há muito barulho, muita conversa cruzada, muita interrupção. Descarto a possibilidade de criação e opto pela pesquisa, manual, entre os meus livros. Sei, precisamente, qual o livro que quero e onde o tenho e é direita a ele que me dirijo. Não querendo ser presunçosa quase afirmo que não será uma desonra citar quem vou citar para quem vou citar...é esta a minha homenagem. Em mim está a pena e a saudade que se instala assim que parte alguém que sabemos nos irá fazer falta. Utilizando as palavras da minha Filha, ao saber da morte de Saramago, «nunca mais iremos ter um novo livro dele nos escaparates» e isso também já me faz sofrer. Iremos, com certeza, tentar completar a nossa biblioteca com os títulos que ainda não adquirimos, que ainda não lemos, mas esse não é consolo suficiente, é apenas um conforto. E o Adeus concretiza-se.]

«Gostaria que as pessoas que conheci, as centenas que ainda estão vivas e que me conheceram, que tenham essa lembrança: que sempre as procurei compreender, sempre as estimei e sempre aprendi com elas. Desde a pessoa mais modesta à pessoa mais sábia. Se assim for recordado pelas pessoas que me conheceram eu ficaria satisfeito se houvesse a possibilidade - que não há - de, num outro lado, estar a observar o que se passa cá em baixo.»
Álvaro Cunhal, em entrevista
na Antena 1, a 23 de Abril de 1996,
citado por Miguel Carvalho,
in Álvaro Cunhal, Íntimo e Pessoal,
Campo das Letras, 2006

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin