Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Diário de Férias # [5]

Eu e a minha Máquina,
Tavira,
Agosto 2009

I.
Parece-me estar mais fresco hoje. Felizmente!
Ontem o calor foi tanto que nem na praia apetecia estar. O fresco conseguido pelos mergulhos rapidamente era substituído pelo calor, pela secura. Havia vento, mas quente.
Os senhores da metereologia dizem que o tempo vai mudar a partir do fim de semana. Chuvas e trovoadas por todo o país. Ontem já se notava a alteração do tempo no estado do mar, com tendência para "subir", com ondas a formarem-se. Muitos anos de observação do oceano já me permitem identificar os sinais de mudança.
II.
A escritora Matilde Rosa Araújo faleceu. Aos 89 anos, em casa.
Incomoda realizar que não mais ouviremos falar deste nome associado a um novo livro infantil, incomoda de cada vez que a mortalidade se faz lembrar.
III.
A reforma do 3º ciclo não vai entrar já em vigor no próximo ano lectivo. Os Mega-Agrupamentos estão a dar que falar sem que haja informações muito concretas sobre como vão as coisas funcionar. Movimentam-se as Federações das Associações de Pais que continuam a apostar numa "luta" de defesa de uma boa política de educação em nome de outros Pais que nunca aparecem e para quem estas questões são apenas mais um episódio da "política", na qual não se envolvem. Esquecem-se os Pais/Encarregados de Educação que política é tudo o que fazemos e o que dizemos e não apenas a filiação num partido ou a defesa de determinados princípios/ideias ligados a uma facção partidária. E, fruto desta apatia característica dos portugueses, as reformas vão sendo feitas e implementadas sem encontrarem quem lhes faça frente ou as ponha em causa. Não são só os Docentes, os Conselhos Directivos das Escolas que sofrem com as mudanças constantes. São principalmente os nossos Filhos, que não têm, seguramente, um ensino em que a qualidade seja característica determinante. A reforma do 3º ciclo pressupunha medidas como, por exemplo, a criação de um novo currículo, cortando algumas disciplinas para que outras pudessem ganhar em tempos lectivos. Com a entrada da escolaridade obrigatória até ao 12º ano, muitas são as questões que se poêm. A todos. Alunos, Docentes, Pais, Escolas. A reforma do ensino não pode ser um tema da silly season, tem de ser um tema de fundo na sociedade portuguesa. A educação é a base fundamental de um país, de uma sociedade. No nosso país, na nossa sociedade, a educação e a cultura são esquecidas em detrimento de outros assuntos.
E nós, o povo, vamo-nos deixando ir, vamo-nos deixando enganar, porque "não nos metemos em política".
IV.
Em época de férias diminui o silêncio necessário ao exercício da escrita.
Demasiada gente em casa, demasiadas vezes dita a palavra "Mãe" com entoação de necessidade de resposta.
A blogger sofre.
Quer escrever.
Na cabeça bailam dois inícios.
V.
E hoje voltamos a mudar de praia.
Este Verão é o Verão da descoberta do melhor spot da Linha.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin