Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Último Dia de Agosto

Eu e a minha Máquina,
Montargil,
Agosto 2010

Agosto.
O mês do calor. O mês das férias. O mês da pausa.
Termina hoje.
A Catarina já regressou das suas mini-férias alentejanas, sem Pais, sem Irmãos. Ela e o/as Amigo/as. Encontrou o quarto mudado e semi-arrumado.
Os rapazes andam por aqui, a giboiar, de sofá para sofá, da sala para os quartos e vice-versa.
No 1º andar o movimento de quem faz obras. Envernizar chão é a etapa que se pretende agora ultrapassar.
Eu ando de um lado para o outro. Faço umas coisitas. Enceto outras. Sento-me. Levanto-me. Penso nos muitos quilos de roupa que tenho para engomar e penalizo-me por não conseguir fazer em casa o que faço durante as férias - tirar do estendal, dobrar bem dobrado e enfiar nas gavetas. Estupidez minha. A electricidade que eu poupava, o cansaço que não sentiria.
No último dia de Agosto sinto-me como se fosse o último dia do ano. Verdadeiramente, para mim, os anos definem-se pelos anos lectivos e não pelos anos do calendário que os dita de Janeiro a Dezembro. Se há altura em que planeio algo mentalmente, essa altura é a do recomeço das aulas.
O que espero do próximo ano: que a Catarina consiga entrar no curso que no ano passado lhe escapou; que o Manel consiga, com a mudança de área de estudos, obter boas classificações e realização pessoal; que o Martim goste (mais uma vez) da nova escola; que o Mateus faça um bom 4º ano. Para mim: que os quilos que a balança me diz que vieram comigo de férias se cansem e se vão embora rapidamente; conseguir encontrar um part-time aqui na zona que me liberte um pouco da casa e me permita manter o apoio que tenho dado aos meus Filhos.
Agosto termina hoje. Foi tão rápido! Termina hoje também o meu período de férias. A partir de amanhã, tal como na história da Gata Borralheira, a realidade voltará. Não existirão passarinhos para me dobrar a roupa ou arrumar a casa...

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin