Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nova Ortografia



Ando preocupada com a nova forma de escrever.
Atento na grafia já utilizada por algumas publicações como jornais e revistas e fico sem saber se vou conseguir escrever como mandam as novas regras. Há palavras que surgem aos meus olhos como absolutamente desconhecidas (desasocego - em vez de desassossego), outras como se de erros ortográficos se tratassem (ato - em vez de acto), outras a que tenho de descobrir a que se referem tendo em conta o contexto da frase (espetadores - objecto para espetar ou pessoas que assistem a algo?).
Preocupa-me pensar que poderei passar a dar erros a escrever, quando tal nunca aconteceu (escrevo, diariamente e fluentemente, sem corrector ortográfico activo). Preocupa-me pensar que terei dúvidas em responder quando algum dos meus filhos fizer a pergunta frequente "Mãe, como é que se escreve ...?".
Compreendo que a língua já passou por muitas transformações e que são essas transformações que a caracterizam como uma língua viva. Ainda não consegui habituar-me a esta nova língua que se me apresenta.
Não sei se a saberei escrever...

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin