Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ao Ar Livre

Eu e a minha Máquina,
Parque de Campismo de Canelas
Agosto 2009

A nossa casa de férias do Algarve é uma casa partilhada. Ou seja, durante os meses de Verão, os irmãos organizam-se e dividem a casa em períodos de tempo que vão dos 15 dias a um mês. A nossa parcela tem sido sempre de 15 dias, até que no Verão passado experimentámos a sensação de ter um mês de férias, pela primeira vez na vida. Sendo que só nos cabiam, por direito, 15 dias do mês de Agosto, foi fácil a decisão de saltar de uma casa para um parque de campismo. A estranheza dos nossos companheiros de praia, achando que nos devia ser muito difícil sair de uma casa para uma roullote. A nossa felicidade.
Quem gosta de acampar sabe que não há nada que chegue a umas férias em que maior parte do tempo se anda ao ar livre. Não existem paredes a limitar o espaço, não existem vizinhos de baixo, de cima, ao lado. Não existem escadas para subir ou descer. Não existem camas para fazer ou casa para arrumar.
Este ano considerámos a hipótese de, ao sair dos nossos 15 dias de casa de família, alugar um outro apartamento onde ficar nos segundos 15 dias do mês, mas depois, pensando bem...passamos o ano inteiro fechados numa casa. Vamos gastar dinheiro para nos fecharmos numa casa que nem sequer é a nossa? Nã...vamos buscar a nossa "casinha com rodas" e estacionar num parque de campismo. Foi o que fizemos!
Poderá parecer estranho a muita gente, mas é no Parque de Campismo que me sinto realmente de férias. Gosto de acordar cedo e vir cá para fora ler. Gosto de respirar o ar puro e não me incomoda ouvir as conversas que se cruzam, vindas desta ou daquela tenda, desta ou daquela roullote vizinha. Gosto de saber que quando chego da praia não tenho que me enfiar numa cozinha a preparar o jantar, que não tenho máquina de loiça para arrumar e desarrumar. As férias no parque de campismo são a altura em que toda a Família colabora nas tarefas. São a altura em que não existe televisão e os mais novos se entretêm a brincar com outros miúdos.
Acampar é mesmo muito bom e não me venham cá com histórias de casas de banho, de duches, de falta de privacidade. Viver ao ar livre, passar férias ao ar livre, é sentir mesmo liberdade de viver!

1 comentário:

Marta disse...

que delícia, Vera, este relato.
e que experiência :)
bjo

Blog Widget by LinkWithin