Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Minha Cidade

Daqui
O Natal que se aproxima devolve-me à lembrança imagens de outros natais. Os natais da minha infância, da minha juventude. Os natais em que Lisboa era o palco de tudo. As lojas que eu frequentava com a minha irmã, donas de um pequenino orçamento que distribuíamos por presentes para Pais e Avós. Eram sempre as mesmas lojas, na mesma Avenida de Roma. Lisboa não me faz falta mas está dentro de mim em determinadas alturas. O natal é uma delas.

As imagens do mercado de arroios onde se comprava a abóbora para os sonhos
As imagens da cozinha dos meus Avós onde tudo acontecia para que fosse Natal à mesa
As imagens das jarras de azevinho
As imagens dos pequenos cartões para os presentes que se compravam na tabacaria da porta ao lado
As imagens dos embrulhos que se faziam mais ou menos às escondidas e que se apalpavam também à sucapa dos adultos
As imagens de natais tão diferentes

Este ano o Natal afigura-se ainda mais complicado do que nos últimos anos. Não tenho lista feita nem me apetece fazê-la. O meu lado Grinch nem sequer está ao de cima, porque ainda não consigo pensar em Natal...
...mas consigo pensar na minha cidade, que eu acho linda e que a Luísa fotografa tão bem!

"Naquele momento creio ter entendido: a cidade não é um lugar. É a moldura de uma vida, um chão para a memória. Enrolei a linha, e regressei a casa, o poente avermelhando a paisagem e os flamingos trazendo o céu para junto da terra. Então, ganhei certeza: a cidade em que nasci estava destinada a nascer de mim. Um arame invisível nos prendia os pulsos, a mim e à minha terra natal." 
in Pensageiro Frequente
A Cidade Sonhada,
Mia Couto

1 comentário:

Luísa A. disse...

Vera, também ando muito vazia de ideias e ainda não consegui imbuir-me do espírito natalício. Em prendas, então, nem pensaria, não fossem as expectativas da criançada que não se podem frustrar. Resta-nos a cidade e a sua animação nesta quadra, que sempre podemos tentar partilhar. Um beijinho grato pela referência. :-)

Blog Widget by LinkWithin