Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Água Que Corre Por Baixo das Pontes

Daqui
A arrogância dá cabo de mim.
Põe-me um nó no estômago e faz-me o peito ir para dentro como se tivesse levado um murro daqueles bem fortes, como os que aparecem nos filmes de batatada que os miúdos, rapazes, adoram ver.
O pior da arrogância é o complexo de inferioridade que revela por parte de quem a pratica. Quem não sabe valorizar-se a si mesmo, quem tem algum tipo de inferioridade em relação aos outros e não sabe como suplantá-lo, arroga-se o direito de se mostrar desagradável e até mal educado quando fala com os outros. O pior da arrogância, quando sou vítima dela, é que fico tão chocada que perco a voz, o meu cérebro pára e não consigo ter resposta na ponta da língua. Uma resposta educada e calma que consiga mostrar ao ser inferior que eu não sou superior, sou simplesmente melhor.
Quando a arrogância me ataca logo pela manhã, ainda é pior. Tal como o motor de um carro que precisa de aquecer para que possamos puxar por ele, também eu preciso de acordar realmente para ter a capacidade de reagir. Limitei-me a ouvir as palavras que jorraram daquela boca como se fossem um vómito. De jorro e azedas.
Logo de manhã? Numa manhã em que há Sol por todos os lados e só apetece cantar, dançar e sorrir, vem um ser retirar-me o prazer da alegria? Por causa de bolas de futebol de miúdos que se rebentam na escola? Por causa de brinquedos que desaparecem? Apeteceu-me responder que todos sabemos que os brinquedos mais caros e preciosos para os nossos Filhos não devem sair de casa para a Escola. Ou este ser ainda não aprendeu isso? Limitei-me ao silêncio e ao olhar atento.
O Silêncio pode matar.
Foi a minha arma, mas vim em turbilhão para casa...a exercitar a minha capacidade de auto paciência. A convencer-me a mim mesma que estas pessoas são água que corre por baixo de uma ponte, para bem longe de mim.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ui Vera, a arrogância, dava pano para mangas, pensando melhor, para um casaco inteiro e dos compridos. a minha arma é mesmo a indiferença, porque os arrogantes adoram plateia. Lembras-te de uma mal amada que me perseguia no blog? Lá continua, arrogante, arrogante e só, ou pior, rodeada de outros como ela, arrgh. Portanto, anima-te e goza o sol.


Bj



Tita

Martinha disse...

nem mais... eu não diria melhor.
estava a ler isto e só pensava no bem que escreve.

Blog Widget by LinkWithin