Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Coisas de Escola (II)


Eu e a minha Máquina, Junho 2006

Esta Escola é a EB1 que recebe os Meninos "do Bairro". Uma Escola que durante alguns anos teve o peso do mau nome e da má frequência, dos Meninos difíceis, dos Pais complicados ou dos Não-Pais e dos Professores que rezavam para não serem ali colocados.

Aos poucos, a mudança foi sendo feita. Os mesmos Professores que choravam quando viam os seus nomes colocados naquela Escola, foram-se afeiçoando a Meninos que precisavam da Escola para ter uma refeição quente, espaço para brincar, um colo quando as lágrimas surgiam. Os Meninos foram aprendendo a cuidar dum espaço que é seu, foram ganhando amor e orgulho na sua Escola.

Hoje estive lá e não consegui, mais uma vez, conter as lágrimas.

A Escola está toda arranjada. Pintada por dentro por Professores e Alunos, animada por plantas de interior oferecidas por uma instituição parceira. A sala dos espelhos está linda, cortinados de três cores - azul, vermelho e branco - nas janelas cheias de sol, armários para o material da ginástica, cacifos metálicos. O Centro de Recursos está a compor-se e a Sala de Multideficiência também. Os espaços exteriores de recreio estão limpos, não há papéis nem lixo no chão. Os Meninos estão encarregues desta manutenção.

Saí dali a pensar que não é em vão o trabalho daqueles Professores com aqueles Meninos. Saí dali orgulhosa por me terem convidado a ir visitar a Escola, por me terem querido mostrar tudo o que têm feito de bom. Orgulhosa por aqueles Professores. Orgulhosa por aqueles Meninos.
"Os do bairro", "os difíceis"...

Eu e a minha Máquina, Junho 2006, a Copa do Pinheiro lá da Escola

2 comentários:

Si disse...

....e depois vem a 'Dona Lurdinhas', 'de cabelo engomadinho' que põe tudo em pantanas outra vez, porque os professores se afogaram na escola, sufocados no meio dos papeis........
Beijinhos

Miepeee disse...

Sabe bem que nem tudo muda para pior, mas como diz a Si, esperemos que a D. Lurdinhas nao faca mais porcaria do que ja fez.
Beijinho.

Blog Widget by LinkWithin