ATL da Galiza
Há dois anos lectivos atrás, consegui dispôr de algum do meu tempo para colaborar como Voluntária no ATL da Galiza. Já aqui escrevi sobre este espaço e de quanto gosto dele, das pessoas que o fazem, das crianças/jovens que o frequentam.
Hoje, no meio do corre-corre de umas compras de Natal na Bulhosa, a C. diz-me "Está ali a Maria". Virei-me. Sim, aqueles olhos que irradiam energia positiva e alegria, o sorriso que é sempre de menina. E o abraço. E o beijo. E eu. Outra vez desmanchada. Porque a Maria é uma força que não pára, que não se deixa derrubar, que não abre mão da defesa dos "seus" meninos. Porque ela conhece-os, um a um, pelo nome, família a família, história a história. E porque nem tudo é romanticamente belo. Muitas situações são tremendamente complicadas. Muitos destes Meninos e Jovens que ao pé da Maria são doces, meigos, enquanto estão na Escola revolucionam tudo e deixam rasto de confusão. Com a Maria estudam, jogam râguebi, trabalham na Casa Grande, vão à Missa ao domingo, rezam. Porque a Maria sabe. Sabe que o Amor aliado a pulso forte é o que estes Meninos/Jovens precisam. Porque Educar não é só dizer sim. Educar é saber dizer não quando é preciso. É estabelecer regras e ensinar a cumpri-las. Educar é Amar. Estes Meninos/Jovens são muito amados na Casa Grande. Muito apoiados por esta Senhora!
Eu sei que ela me lê, portanto, beijos enormes Maria!
3 comentários:
Com 4 filhos e Fada do Lar e ainda tens tempo para voluntariado!!!
Abençoada mulher.
Beijinhos
Parabéns! Pela força, pelo entusiasmo, pela sensibilidade! São pessoas como vocês que tornam esta viagem um pouco menos penosa...
É caso para se dizer: haja muitas Marias como essa na terra.
Enviar um comentário