Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Quando a Escrita começa a ser Criativa!


Escrever. Para quem o faz diariamente e retira desta actividade prazer talvez seja uma recordação muito vaga a forma como se iniciou nesta prática. Provavelmente pensará que escrever é algo inato, natural. As palavras surgem e as mãos apenas se limitam a dar-lhes corpo. Na verdade todos nós fomos ensinados a escrever. Melhor ou pior. À custa de muitos ou de nenhuns erros nos ditados de 5 linhas e de palavras difíceis copiadas no caderno umas dez ou vinte vezes para as fixarmos bem. À custa de cópias feitas em cadernos de duas linhas para ficarmos com uma caligrafia perfeita. Métodos que já não se usam mas que surtiam efeitos reais!

Quando escrevemos, para além de termos que saber utilizar correctamente as palavras e de termos (ou devermos) que saber a grafia correcta, é muito importante o uso da pontuação. Sem pontos, vírgulas, reticências e travessões, a nossa escrita tornar-se-ia um armazém de palavras que dificilmente seria legível e que poderia dar azo a tantas interpretações quantas as pessoas que a lessem.

Actualmente a escrita é já um exercício muito criativo e que foge muitas vezes às regras rígidas que nos foram ensinadas na Instrução Primária. Uma frase nunca deve ser iniciada pela palavra "porque" nem por "E", que também não deve ser utilizado depois de uma vírgula. Os diálogos devem obedecer à regra dos "dois pontos, mudança de linha, travessão".

Se atendermos à escrita dos maiores
mestres da palavra da actualidade, todas estas regras caem por terra. Todas são infringidas e a nossa leitura não fica prejudicada, pelo contrário, aprendemos que há diversas formas de escrever bem.

Isto tudo a propósito do post que está hoje publicado no Blogue da Turma do Mateus e que fala de dois sinais de pontuação recentemente aprendidos - o ponto de exclamação e o ponto de interrogação. É interessante pensar no que nunca pensamos, que sem eles a escrita perderia muito do seu movimento, da sua vivacidade. É interessante tentarmos fazer o exercício de voltar a ter sete ou oito nos e descobrir como a nossa escrita fica diferente se no fim duma frase lhe colocarmos um ponto de interrogação ou um ponto de exclamação. É interessante pensarmos que para formular uma pergunta a arrumação das palavras deve ser feita de forma diferente da que fazemos se quisermos mostrar admiração ou espanto. É nesta altura da aprendizagem da língua que a escrita das crianças começa a ser uma escrita criativa e é de modo embevecido que eu leio as composições que nestes dias chegam no caderno de casa acompanhadas do comentário positivo da Professora e do "nós temos jeito para escrever" do Mano mais velho!

3 comentários:

Gi disse...

Só depois de termos interiorizado as regras (não estou a falar de leis) as podemos, em consciência, infringir e há que saber fazê-lo com elegância. No caso da escrita, certos escritores, fazem-no criativamente.

mjf disse...

Olá!
O gosto pela escrita começa pelos incentivos e apoios em casa ;=)
Parabéns ao teu filhote...

Beijocas

BlueVelvet disse...

Também aprendi as regras de que falas e aprimorei a caligrafia em cadernos com 2 linhas.
Coitada, agora é pior que letra de médico. Às vezes nem eu percebo o que escrevi.
Mas de facto, os "grandes" escritores estragaram-nos os ensinamentos todos. formos também " grandes" fazemos o mesmo.
Beijinhos

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