Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A Cegueira, o Ensaio, o fim


Acabei-o. Ontem. Enquanto esperava. Não interessa o quê, nem por quem. Interessa que sentada numa qualquer cadeira de plástico azul, numa qualquer sala de espera, rodeada de gente que passava, que falava, de telefones e conversas, cheguei ao fim de uma história. Uma história que não é uma qualquer história, porque quem consegue imaginar uma história assim também não é uma qualquer pessoa.

Posso compreender que não se goste desta escrita. É uma escrita densa, separada por muitas vírgulas, usando formas que nenhum de nós (meros aprendizes da arte de escrever) ousaria usar por pensar que todas as regras do bem escrever estariam a ser adulteradas. É uma escrita que não necessita dos travessões e dos diálogos para ter movimento e força, para transmitir emoções fortes. Elas estão todas lá, em parágrafos corridos, feitos de muitos períodos.

Esta história de cegueira é muito mais do que uma história. É uma lição para a humanidade sobre como tudo se altera, todos os valores e crenças caem por terra quando algo tão simples nos puder faltar.

Gostei demais deste livro. Quando o terminei fechei-o. Li a frase da contracapa, desfocada, tremida "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara". Abri-o ao calhas e reli mais umas passagens. Ensaio sobre a Cegueira vai ser um daqueles livros que um dia me vai apetecer reler, porque já me apetece!

2 comentários:

InêsN disse...

também adorei...

:)

(ainda não tive coragem de ver o filme!)

Kat disse...

I don't want to tell you, but ... I told you so! ;)
Kat

Blog Widget by LinkWithin