Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Reflexões de Verão # [1]

Eu e a minha Máquina
Mercado Antigo, Estarreja,
14 Junho 2009

Das minhas memórias de alfacinha, o Verão sobressai sempre. Porque é a minha estação do ano favorita e porque apesar do calor em Lisboa ser sufocante, era no Verão que aconteciam as coisas de que eu mais gostava de viver na cidade.

Na cidade eu andava muito a pé. Utilizava os transportes públicos apenas quando era estritamente necessário. Andar a pé fazia parte da rotina dos meus dias e nos trajectos que fazia era normal cruzar-me com vendedores ambulantes de fruta. Motorizada, padiola acoplada, balança que nos fazia sempre duvidar se o peso que marcava era realmente o correcto, estes vendedores faziam parte da cidade no Verão.

Ontem lembrei-me deles. Das padiolas carregadas de morangos e cerejas que ao final do dia já tinham desconto, dos cartuchos de papel grosso, cinzento liso ou com riscas rosadas, onde punham a fruta. Provavelmente, hoje, serão proibidos pela ASAE este tipo de vendedores, este tipo de embalagens, mas a fruta não sabe ao mesmo e a cidade perdeu um pouco da sua cor característica de Verão.

2 comentários:

Carmo Rosa disse...

Querida Vera,

Só para te dizer olá e que sou absolutamente fascinada pelo teu blog.

Prometo estar atenta!

Mil beijinhos

Carmo

eduarda disse...

tambem recordo muitas vezes os vendedores que havia em Lisboa,os pregões com que anunciavam os seus produtos e a maneira original de as donas de casa comprarem sem decer as escadas:um cesto descido por uma corda,onde o vendedor colocava a mercadoria e onde já vinha o dinheiro.Fossemos hoje fazer isso...

Blog Widget by LinkWithin