Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Aqui no Murtal

Fotografia trazida
do blogue da

Vivemos na província. O Murtal é uma localidade campestre. Sobranceira ao Mar. Muitas casas antigas. Algumas casas recuperadas. Construção nova a nascer. Tal como as habitações também a maioria dos habitantes desta zona são pessoas idosas.

No fim de semana, depois de uma aventura digna de filme de acção canino aqui no meu quintal, fiz um bolo para ir oferecer aos meus vizinhos de trás. Para lhes agradecer a ajuda que me tinham dado durante a dita aventura.

"Os senhores vieram dar uma grande animação a esta zona.
Já não existem crianças por aqui e nós sentíamos falta..."

Pois é. Há mesmo uma grande falta de crianças por estas bandas. Tirando os Escoteiros que se juntam aqui aos sábados à tarde, a nossa vizinhança é feita de casais idosos. Pessoas que passam os seus dias por casa, que vão até à papelaria mais próxima levantar os cheques das reformas, que vão ao minimercado às compras e à cabeleireira de bairro saber as novidades nas revistas côr-de-rosa.

Vivemos na província, mas gostamos. Em qual outro local poderia eu sair de casa, em pijama, para ir deixar os meus Filhos à Escola ou correr atrás dos cães que decidem ir trocar cumprimentos com os seus companheiros de raça que vagueiam pelas ruas?

Gostava que tivessemos um espírito idêntico ao de Wisteria Lane. Os chás entre vizinhas, o companheirismo e a entreajuda. Faz-me falta o convívio e a conversa.

Por vezes sinto falta do bulício da cidade, mas na maior parte das vezes, é imortal o meu amor por este local onde vivo. Que se chama Murtal.

6 comentários:

Pólo Norte disse...

Somos vizinhas! :)))

Gi disse...

Realmente a população por aqui é idosa. As coisas deliciosas que vejo da janela do office são fantásticas.
Tenho tanto para contar.
Tenho tirado fotos deliciosas.
Realmente não vejo crianças (nem mesmo as tuas); Ao almoço vejo passar algins adolescentes apressados.

aisongamonga disse...

OK, eu sei que o Murtal é um combate de dia a dia. Mas hoje estou, estou e estou mesmo muito chateado! eu explico.
No terreno, terra, prédio ou propriedade em frente à janela da minha cozinha costuma asilar uma mula a tratar do seu chop chop. Hoje a mula desapareceu. Estranhei imenso o facto de que quando abri o estore da dita não visse, como é hábito, o seu focinho a espreitar-me por cima do muro do prédio numa muda saudação de faiscar alegre dos olhitos. Procurei mas não vi. Bolas e rebolas, perdi uma simpática companheira que não se incomodava, apenas se alegrava, com o elogio ou insulto.

Anónimo disse...

É natural que os vizinhos gostem de vocês! São uma família gira e bem disposta. Adoro-vos!!!!

Ágata

Ana Filipa Oliveira disse...

Durante o período que antecedeu a nossa vinda para a Alemanha, eu e o meu marido trabalhávamos na zona da Azambuja. No caminho, encontrava vacas a pastar, rosas maravilhosas... e sentia-me abençoada por ter essa oportunidade. Aqui, vivemos numa cidade que é pequena e plantada entre florestas, portanto muito campestre. E amo! Dá uma calma que a cidade não nos permite. Mas, claro, por vezes, sabe bem um pulo a Düsseldorf ou outra cidade movimentada. Uma excelente estada no Murtal!

Anónimo disse...

Tb gosto do Murtal - vivendas, jardins, ambiente familiar .. que pena as pessoas não conviverem mais.
As vezes , dou uns passeios por aí , conheço bem.
Cheguei a ir jantar ao "Imurtal" ,
mas já fechou ( o meu marido é de Moçambique , tal como os donos deste restaurante ).
PS. pode ser que ainda encontre por aí uma casinha... estou com vontade de mudar daqui.
Teresa A.

Blog Widget by LinkWithin