Grafia

A Autora deste Blogue optou por manter na sua escrita a grafia anterior ao Novo Acordo Ortográfico.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Outubro


Tenho com Outubro uma relação de amor. Amor à séria, daquele que se sente sempre, mesmo que o Outono se transforme rapidamente em Inverno e deixe de me dar o solinho morno para me oferecer o cinzento molhado da chuva. Gosto de Outubro porque o associo a memórias mágicas de infância. Era em Outubro que começava a Escola, lá para o meio a caminhar para o fim. Era em Outubro que o senhor das castanhas aparecia na Guerra Junqueiro e na Praça de Londres. Com cartuchos feitos de folhas de listas telefónicas, brancas e amarelas, bem assadas, a sujar-nos as mãos de pó de carvão e cinza. Em Outubro há uma lista imensa de pessoas, familiares e amigas, a fazer anos. O meu Pai. O meu Tio/Padrinho, dois dias antes de mim. Uma das minhas primas. Um dos meus sobrinhos. Uma das minhas cunhadas. A lista é imensa e faz de Outubro um mês que se assemelha ao Natal, com muitas festas e presentes.
Depois, Outubro é aquele mês em que se vive uma certa nostalgia e eu gosto desse clima. As cores das folhas das árvores a mudar, o sol a manter-se, mas mais fraco, como se estivesse com pena de ir embora. O tempo arrefece, mas há um dourado no ar. É tempo de fazer doces, geleias e compotas. De se ligar o forno para as bolachas que perfumam a casa e nos entontecem o estômago...
Estou em contagem decrescente para o meu aniversário! Adoro fazer anos e vibro com isso como se fosse criança.
Outubro, o primeiro dia.

2 comentários:

Luísa A. disse...

E há aquela sensação maravilhosa, que também trago da infância, do «começar de novo», Vera. Também gosto imenso deste mês de Outubro que é, na realidade, o verdadeiro início do Outono.

vera disse...

Eu adoro as côres do Outono ! essa foto mostra a paisagem que eu vejo por aqui agora : abóboras por todo o lado e flores amarelas nos canteiros (alias a matrícula do carro é do Vermont, aqui bem perto)
Bom Outono !

Blog Widget by LinkWithin